Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

O renascimento da indústria: Indústria 4.0 | SOLIDWORKS WORLD 2019

por Engenharia 360 | 12/02/2019
Copiado!

Como você já deve ter visto nos outros textos (se ainda não viu, é só dar uma conferida aqui), estamos nos Estados Unidos cobrindo o SOLIDWORKS WORLD 2019, o evento do ano da engenharia, e estamos contando tudo por aqui. Hoje, em uma das sessões, nós conhecemos um pouco mais sobre o renascimento da Indústria 4.0 e viemos contar como indústria se reinventou para se adaptar às mudanças globais.

+ Indústria 4.0 | SOLIDWORKS WORLD 2019

Quem falou sobre a Indústria 4.0 foi Suchit Jain. Segundo ele, a quarta revolução industrial ocorreu em 2010, com a automação industrial e mudanças de proporções exponenciais. Então, houve uma redução substancial de custos em toda a capacidade de computação, armazenamento e uso de internet.

solidworks world 2019

Todo esse conjunto de fatores levou a uma mudança que transcende as barreiras das indústrias e as fronteiras nacionais. Jain mostrou que esse foi um fenômeno global.

+ Estudos de caso:

Suchin Jain também apresentou vários cases. O primeiro foi da empresa MIRA, localizada em Los Angeles. A MIRA é uma empresa de realidade aumentada móvel que visa melhorar a forma como as pessoas interagem com a tecnologia e uns com os outros. Atualmente, a MIRA usa a mecatrônica integrada, na qual todos os seus dispositivos são conectados.

solidworks world 2019

O segundo exemplo foi da impressão 3D de eletrônicos pela empresa Nano Dimension. Na era dos “plastronics”, que são os eletrônicos impressos em 3D, é possível produzir peças complexas em um único elemento, apenas usando o recurso de impressão. Assim, as empresas podem projetar os componentes eletrônicos de acordo com a necessidade e isso tem um impacto gigantesco na indústria.

solidworks world 2019

Por último, Jain termina com uma mensagem inspiradora. Segundo ele, qualquer um pode fazer qualquer coisa. Ele também afirma que é preciso inspirar os jovens a alcançar as estrelas.

Copiado!
Engenharia 360

Engenharia 360

Engenharia para todos.

Comentários