Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Inclusão tecnológica: empresa sul-coreana desenvolve smartwatch em Braille

por Lucie Ferreira | 27/04/2017
Copiado!

O smartwatch da sul-coreana Dot mostra as informações em Braille (Foto: Dot)


Smartwatches podem não ser uma grande novidade, mas uma empresa sul-coreana pretende revolucionar o mercado com um equipamento adaptado para deficientes visuais. Como? Disponibilizando as informações em sistema Braille.
Desenvolvido pelo francês Louis Braille no século 19, o Braille é um sistema de escrita e leitura baseado em 64 símbolos apresentados em relevo. São realizadas combinações de até seis pontos distribuídos em duas colunas, cada uma com três pontos cada. O Braille pode representar letras, algarismos e sinais de pontuação, sendo a leitura, por meio do toque, da esquerda para a direita.
O que a Dot fez foi criar um modelo de smartwatch que pode ser utilizado por indivíduos cegos ou com baixa visão. Por isso, ao invés de esse público precisar recorrer ao áudio, seja por meio de fones de ouvido ou informações “entregues” de forma pública e, portanto sem privacidade, ele consegue manter a independência do usuário.

O modelo foi criado especialmente para usuários com deficiência visual (Foto: Divulgação/ Hypeness)

Solução sob medida

Segundo a Dot, nas últimas décadas os consumidores com problemas de visão não tinham como usar produtos como esse em espaços públicos devido às dificuldades impostas. Além disso, a lentidão dos processos de inovação acabava limitando muitas oportunidades no dia a dia dessas pessoas.
O smartwatch em Braille pode até ser apenas uma pequena solução em um mundo que abrange muitas necessidades para esse público, mas não seixa de ser uma importante iniciativa. Ao ser conectado a um smartphone por bluetooth, ele recebe mensagens de apps como Messenger, Whatsapp ou Google Maps.
Em sua face, quatro células de Braille alteram os caracteres conforme a informação recebida. Nas laterais do dispositivo, botões permitem que o usuário envie suas mensagens, assim como um smartwatch padrão.

Encomendas e especificações

Por enquanto, o smartwatch em Braille da Dot pode ser encomendado nas versões nos idiomas coreano e inglês. As primeiras unidades começaram a ser entregues no dia 1º de Abril – foram 140 mil encomendas de 13 países diferentes.
Futuramente, a empresa sul-coreana pretende lançar o equipamento nos idiomas alemão, árabe, chinês, dinamarquês, espanhol, francês, holandês, italiano, polonês, português e sueco. O preço varia de acordo com o país, mas algumas lojas inglesas estão comercializando cada um por cerca de 320 dólares.

Em breve, a empresa pretende lançar o smartwacth em outros idiomas, como o português (Foto: Divulgação/ Hypeness)


Fonte: Dot, Hypeness e Nova Escola.

Copiado!

Comentários