Embora não pareça assim tão óbvio para muitos, marketing é uma função muito importante tanto para engenheiros e engenheiras como para as empresas de Engenharia. Afinal, é preciso saber conquistar e manter clientes, bem como se posicionar em um mundo cada vez mais competitivo e com o grande desafio de gerar lucro.
Para comprovar a importância do marketing na Engenharia, nós entrevistamos Ricardo Poli, professor universitário que leciona disciplinas relacionadas a marketing e estratégia. O vídeo você confere abaixo (e, depois dele, nós contamos um pouco mais sobre marketing e como aplicá-lo na Engenharia):
O que é marketing?
Por definição, marketing é um “processo empresarial de otimização de lucros, gerados por meio da adequação da produção e da oferta de mercadorias ou serviços que atendem às necessidades e desejos de clientes. Para tanto, se recorre a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimento & pós-venda, além de inúmeras ferramentas”. Em outras palavras, trata-se de um conjunto de atividades que visa a execução de um processo onde as necessidades dos clientes sejam entendidas e entendidas.
Nos últimos anos, o marketing deixou de ser uma atividade de apoio utilizada apenas para o setor de vendas. Ele se dividiu em algumas vertentes principais:
- Marketing Direto: é usado quando é preciso fazer uma comunicação direta com o cliente, por meio de cartas, mensagens, e-mails e ligações, por exemplo. Com a revolução digital e o crescimento do poder de interação dos clientes, o marketing direto sofreu algumas modificações ao longo dos últimos anos.
- Marketing Digital: este modelo é fomentado a partir de ações de comunicação usando canais digitais. Ele consiste em construir estratégias com base em canais digitais, como redes sociais, sites, blogs, conquistar boas colocações em sites buscadores e mais. Atualmente, quem não investe nesse tipo de marketing pode ficar para trás no competitivo mercado. Afinal, qual é o primeiro lugar que você procura quando quer conhecer mais sobre um serviço/produto?
- Marketing de Conteúdo: consiste em identificar o que determinado público precisa e deseja e produzir conteúdo útil que possa atrair e fidelizar clientes.
- Marketing Pessoal: a imagem conta muito na era atual, tanto que ganhou uma vertente. O marketing pessoal consiste em uma série de técnicas para construir uma imagem pessoal de valor. É muito usado por “figuras públicas”, como celebridades, políticos e por quem quer destacar no mercado.
- Marketing de Relacionamento: é voltado para a construção de uma relação com clientes e qualquer público de interesse que, se bem utilizado, pode trazer grandes resultados para a empresa.
Por que um profissional da Engenharia deve investir em Marketing?
Ser engenheiro/engenheira vai muito além de fazer contas, projetar edifícios ou produtos, ou desenvolver tecnologias. É preciso lidar com clientes, saber o que eles desejam, conquistar seu público, criar sua imagem no mercado e muito mais.
Por exemplo, se você trabalha com projetos (seja de produtos ou
de edificações), precisa lidar diretamente com os desejos dos clientes. Saber o
que o cliente almeja te ajuda a projetar algo melhor e que terá um diferencial
no mercado. Ainda, o desenvolvimento de uma tecnologia inovadora também requer
uma pesquisa para saber se e como ela vai melhorar a qualidade de vida das
pessoas e para entender se ela será ou não aceita.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Uma vez que o seu produto ou serviço é demandado pelo mercado,
você também precisa conquistar seu cliente e adicionar valor ao que você
oferece, construindo sua “reputação”. Por meio do marketing, você faz com que
seu produto/serviço chegue até o consumidor por meio de algumas estratégias.
Dessa forma, criar uma estratégia de marketing pode parecer simples, mas não é. É preciso ter um bom planejamento e recorrer a ferramentas específicas como a pesquisa de mercado, o gerenciamento das mídias sociais, a criação de planos de conteúdo e mais.
Para começar, é preciso, primeiro, conhecer e saber o que é
marketing e como ele pode te ajudar. Em seguida, é preciso desenvolver um plano
de marketing, um documento no qual você detalha e planeja as ações que serão
tomadas para atingir seu objetivo. Isso faz com que ele seja uma importante
ferramenta de gestão que te auxilia a conquistar espaço no mercado.
Para criar o plano de marketing, é preciso conhecer o contexto
mercadológico de atuação, como sua empresa está posicionada nele e as
tendências para o futuro. Isso é válido para todos os profissionais, incluindo
os de Engenharia.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Assim, em um mercado altamente
competitivo na área de engenharia como o atual, é essencial que os
profissionais saibam se destacar ao construir a imagem do seu produto ou
serviço (e até mesmo a sua imagem pessoal). Por isso, conhecer as ferramentas
de marketing torna-se essencial para aqueles que querem ir mais longe e adicionar
valor ao que oferece, conquistar clientes e oferecer o que o mercado demanda.
Comentários
Eduardo Mikail
Engenheiro Civil e empresário. Fundador da Mikail Engenharia, e do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e o maior site de engenharia independente no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Acredita que o conhecimento é a maior riqueza do ser humano.