Quem diria que o nosso site de Engenharia abordaria um tema destes, pois é. Mas eis que surgiu em nossa lista de pautas a proposta de debater a influência da constelação familiar e sistêmica na carreira de um engenheiro. Esse assunto pode ser interessante para aqueles que buscam melhoras psíquicas e mudanças de comportamento para melhorar seus resultados na vida pessoal e profissional. Se você ficou curioso, continue lendo este texto do Engenharia 360 para saber mais!
O que é constelação familiar?
A constelação familiar e sistêmica (CFS) é uma metodologia de terapia que visa ajudar as pessoas a passar por problemas complexos e de saúde mental - mesmo que inconscientes. Ela foi desenvolvida em 1990 e se baseia na teoria da constelação, que é uma forma de terapia de grupo que envolve a presença de um facilitador e o envolvimento de todos os membros da família (ou colegas, equipe).
Durante essa conversa, são trabalhados conceitos como respeito, equilíbrio, hierarquia e pertencimento - ou seja, não tem nada a ver o esoterismo, mas em prática científica. O fruto dessa reunião é a criação de uma representação visual das relações e interconexões entre os membros, que sempre acaba revelando a extensão de vários problemas (muitos gerados por sistema invisíveis de padrões, leis e dinâmicas) que impactam o dia-a-dia do engenheiro. Difícil de entender? Calma, explicamos melhor ao longo deste artigo.
Como a constelação familiar é entendida dentro do mercado de trabalho?
De fato, é muito, mas muito incomum ouvirmos sobre um tema desses, de constelação familiar, relacionado à Engenharia - pelo menos não no sentido técnico de projeto e construção. É que, neste caso, a metodologia é usada de um jeito um pouco diferente de psicologia ou terapia. No entanto, há uma analogia de trabalho, sendo quase uma metáfora.
A abordagem adotada é a conhecida como "engenharia de sistemas". Os diagramas de constelação revelam as interconexões e relações entre os componentes dos sistemas adotados - técnico, social ou organizacional - pelo profissional e/ou sua empresa. Traduzindo, pode-se compreender não apenas os componentes individuais, mas também as interações entre esses componentes e seu ambiente. Tudo isso pode influenciar no desempenho e condução de atividades diversas nas engenharias.
Como a metodologia da constelação familiar é aplicada na Engenharia?
Alguns profissionais já relatam na Internet experiências positivas com a CFS em diferentes contextos organizacionais. Especialmente na Engenharia, ela pode ser uma ferramenta valiosa para complementar as ferramentas tradicionais de gestão e resolução de problemas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
São exemplos de aplicações da constelação familiar e sistêmica na Engenharia:
- Geração de insights sobre os padrões, lealdades inconscientes e outras questões.
- Identificação de relações entre os diferentes elementos de um projeto, incluindo pessoas, departamentos, recursos e stakeholders, prevendo possíveis conflitos e aumentando as chances de sucesso do projeto.
- Identificação de raízes de problemas como questões interpessoais, de comunicação ou de cultura organizacional, auxiliando na busca de soluções mais eficazes e duradouras.
- Auxílio no desenvolvimento de equipes de engenharia mais coesas e eficientes, ao promover a compreensão mútua entre os membros da equipe, o reconhecimento de diferentes perspectivas e a construção de um ambiente de trabalho mais colaborativo.
- Auxílio aos líderes de engenharia a desenvolverem suas habilidades de comunicação, escuta ativa e resolução de conflitos, além de promover uma cultura organizacional mais inclusiva e respeitosa.
- E estímulo da criatividade e inovação em equipes de engenharia, ao criar um espaço seguro para a experimentação, o compartilhamento de ideias e a busca por soluções não convencionais.
Como a constelação familiar pode ajudar os engenheiros?
Ao realizar estes exercícios em terapia de constelação familiar, os engenheiros podem até aumentar sua autoestima, afastar a depressão, ansiedade e outras dificuldades no campo profissional. Lembrando que essas questões são prejudiciais à sua saúde, podendo evoluir para problemas como doenças físicas e psicológicas, assim como ocorre na Síndrome de Burnout.
No mais, a metodologia de constelação familiar também pode auxiliar o engenheiro fora do seu escritório; por exemplo, em trabalhos voluntários em que ele atua, como em ONGs, esclarecendo melhor a situação dos seus atendidos, colhendo melhor suas preocupações. O adequado é o profissional passar uma mensagem de confiança e sensibilidade com as causas sociais e humanas.
Enfim, a constelação familiar pode trazer ao engenheiro compreensão de como ajudar as pessoas ao seu redor, mesmo estagiários de sua equipe, e ajudar a si mesmo, inclusive como voluntário. Pode ser uma ferramenta de aprendizado de como ser mais humano, como colaborar mais para implementação de métodos e sistemas, como conduzir melhor atividades relacionadas ao seu trabalho.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também:
Fontes: Constelação Clínica.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.