A energia solar é considerada a melhor alternativa do futuro para lidar com problemas de insuficiência, já que é ecologicamente correta, não poluente e totalmente renovável.
Não é à toa que muitas empresas e países têm investido cada vez mais na sua captação e utilização para otimizar diversos processos, bem como reduzir gastos com a construção de hidrelétricas e petróleo.

Além disso, muitos lugares não têm mais território disponível para essas instalações grandiosas, portanto é primordial encontrar opções para garantir a energia para as tarefas básicas da população. É isso que se vê em uma lista divulgada pela International Energy Agency’s Trends in Photovoltaic Applications, que revela os 10 países que mais captam energia solar no mundo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo o relatório, as nações mais desenvolvidas e com pequenos territórios estão na frente, enquanto os maiores países ainda aparecem timidamente na lista. A única exceção é a China, que tem investido na energia solar cada vez mais. Já os Estados Unidos, que sempre costumam sair na frente em vários quesitos, estão apenas na quinta posição.

O Brasil, por sua vez, ainda não está listado, a exemplo da Rússia – o maior país do mundo. O que se espera, porém, é que essa realidade mude rapidamente, já que em nosso país temos uma disponibilidade totalmente favorável para captar energia solar com eficiência. Confira a lista!

+ Países campeões em energia solar

  •  ALEMANHA – 38,250 Megawatts
  • CHINA –  28,330 Megawatts
  • JAPÃO – 23,409 Megawatts
  • ITÁLIA – 18,622 Megawatts
  • ESTADOS UNIDOS – 18,317 Megawatts
  • FRANÇA – 5,678 Megawatts
  • ESPANHA –  5,376 Megawatts
  • AUSTRÁLIA – 4,130 Megawatts
  • BÉLGICA – 3,156 Megawatts
  • COREIA DO SUL – 2,398 Megawatts

Vale lembrar que desde 2009 – quando a energia solar começou a ganhar destaque no mundo – a Alemanha se mantém na liderança. Segundo especialistas, o país europeu tem ótimas perspectivas de crescimento para o futuro, a exemplo da Itália, que subiu duas posições na lista.
O topo da Alemanha só estará ameaçado caso a China – o país mais populoso do mundo e um dos mais poluentes – invista mais nesse tipo de energia. O plano do governo é ambicioso: atingir a geração de 70GW até 2017.
Para saber mais sobre energia solar, confira este post.

Comentários

Engenharia 360

Fabio Doom

Redatora colaboradora do Engenharia 360 e radialista experiente.