Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Pesquisadores desenvolvem imagens em 3D que reproduzem som e reagem ao toque

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 09/12/2019 2 min

Pesquisadores desenvolvem imagens em 3D que reproduzem som e reagem ao toque

por Larissa Fereguetti | 09/12/2019
Copiado!

No mundo da ficção, tudo parece fácil e prático demais. Um exemplo é o fato de que não é preciso nenhum óculos 3D para enxergar projeções tridimensionais. Seria incrível, não é mesmo? Pois é quase isso que alguns pesquisadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido, desenvolveram: um display para apresentação de imagens 3D de forma visual, tátil e de áudio usando captura acústica.

A engenhoca recebeu o nome de Multimodal Acoustic Trap Display (MATD). Ela consiste em um “visor volumétrico levitante” que pode fornecer conteúdo visual, de áudio e tátil de modo simultâneo. Para isso, o princípio operacional é a acustoforese, que se baseia em usar ondas ultrassônicas estacionárias para mover gotas de 50 a 250 micrômetros por meio de um líquido.

imagens 3D
Imagem: interestingengineering.com

Basicamente, o sistema captura uma partícula acusticamente e a ilumina com luz vermelha, verde e azul para controlar a sua cor enquanto examina o volume da tela. Por meio da multiplexação de tempo, o sistema fornece conteúdo auditivo e tátil simultaneamente.

O sistema mostrou ser capaz de atingir velocidades de partículas de até 8,75 metros por segundo na direção vertical e 3,75 metros por segundo na horizontal, oferecendo recursos de manipulação de partículas superiores aos de outras abordagens ópticas ou acústicas até então demonstradas. Os autores publicaram o estudo na Revista Nature.

Para demonstrar, os pesquisadores criaram imagens 3D em diferentes formas. Elas podem ser vistas de qualquer ponto ao redor da tela. Segundo eles, esse protótipo aproxima a pesquisa de exibições que podem fornecer uma reprodução sensorial do conteúdo virtual. No vídeo abaixo você confere a demonstração.

O vídeo está em inglês, mas você pode ativar as legendas. Nele, uma mulher coloca a mão na área do dispositivo e afirma que pode sentir algo como um “zumbido suave” ou uma brisa. Ainda, não é como uma imagem plana, você pode ver em três dimensões.

Pela velocidade que a tecnologia avança atualmente, esperamos que essa tecnologia não demore muito para chegar até nós. Afinal, a experiência parece incrível.

Referências: Nature; Interesting Engineering.

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários