Engenharia 360

Descubra quem é a idosa de 82 anos que fará voo em foguete com Jeff Bezos, da Amazon

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 19/07/2021 | Atualizado em 16/01/2023 4 min
Imagem extraída de The New York Times

Descubra quem é a idosa de 82 anos que fará voo em foguete com Jeff Bezos, da Amazon

por Simone Tagliani | 19/07/2021 | Atualizado em 16/01/2023
Imagem extraída de The New York Times

Você já se acha velho na vida? Imagina voar para o espaço depois dos 80 anos? É o que fará Wally, ao lado do ambicioso Jeff Bezos! Confira a história!

Engenharia 360

Você já se acha velho na vida? Imagina voar para o espaço depois dos 80 anos? É o que fará Wally, ao lado do ambicioso Jeff Bezos! Confira a história!

'Bem-vinda a bordo, Wally', este é o alô de Jeff Bezos, da Amazon para a americana Wally Funk, de 82 anos, que o acompanhará no primeiro voo espacial tripulado da Blue Origin. Bezos, que é um dos homens mais ricos do mundo, tenta, neste dia 20 de julho de 2021, dar mais um passo bem-sucedido nos planos da sua empresa de foguetes. Confira a história no texto a seguir!

astronauta
Imagem extraída de Revista Galileu - Globo

A nova fase da corrida espacial

Recentemente, tivemos o grande feito espacial, que foi o voo realizado por Richard Branson, do Grupo Virgin Galatic. Elon Musk, da SpaceX, também é mais um empresário de olho em possibilidades assim. Mas é possível que os planos do primeiro voo da Blue Origin seja ainda mais emocionante! Veja por que!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

astronauta
Imagem extraída de Poder360

A astronauta idosa da Blue Origin

A história de Wally Funk dentro da área da aeronáutica começou há muitos anos. Ela foi a primeira mulher a ser inspetora da Administração Federal de Aviação (FAA), dos EUA. Também foi a primeira investigadora de segurança aérea feminina do Conselho Nacional de Segurança do Transporte do país. Ao todo, ela já soma 19.600 horas de voo e mais de 3.000 alunos que foram instruídos para voo.

Quando jovem, na década de 1960, Wally se candidatou, junto de outras 12 mulheres, para o projeto Mercury 13, financiado de forma privada e paralelamente à NASA. Mas todas foram recusadas por serem mulheres; na época, só homens podiam voar. Enfim, o projeto acabou descartado.

astronauta
Imagem extraída de O Globo

Infelizmente, algumas mudanças no mundo foram lentas. Hoje, a barreira do preconceito contra mulheres astronautas, cosmonautas, taikonautas e mais já é muito menor. Certamente, se Wally começasse a sua história agora ela poderia contribuir como ninguém para a exploração espacial. Segundo registros, ela teve um desempenho maior - um trabalho melhor e mais rápido - do que o dos homens no treinamento do Mercury 13.

Agora, quando Wally está com 82 anos, recebe de Jeff Bezos essa grande oportunidade de viajar ao espaço! Antes dela, o recordista por ter viajado com mais idade era John Glenn, aos 77 anos a bordo do ônibus espacial Discovery, em 1998.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

astronauta
Imagem extraída de O Globo

"Nada jamais me atrapalhou",

"Eles disseram: 'você é uma menina, não pode fazer isso '. Eu disse: 'não importa o que você seja, você ainda pode fazer isso se quiser - e eu gosto de fazer coisas que ninguém nunca fez."

- trecho de vídeo publicado por Bezos, em reportagem de Terra.

O voo de Jeff Bezos ao espaço

No voo de 20 de julho - aniversário do pouso da Apollo 11, primeira nave a chegar à lua -, Jeff Bezos terá ao seu lado a convidada de honra, Wally Funk. Também devem estar junto deles, no foguete New Shepard, o irmão de Bezos, Mark e pessoa que pagou mais de 28 milhões de dólares em um leilão beneficente por uma vaga.

"Chegou a hora. Bem-vinda à tripulação, Wally. Será um prazer tê-la no dia 20 de julho como nossa convidada de honra."

- Jeff Bezos, em uma publicação no Instagram.

astronauta
Imagem extraída de The New York Times

O sistema New Shepard

Claro que esse não será o primeiro acionamento do sistema New Shepard. O foguete já concluiu com êxito 15 testes não tripulados. Mas, no dia 20, ele decolará de um deserto no Texas levando os quatro passageiros para o espaço e subindo a pouco mais de 100 quilômetros de altura - acima da chamada Linha Karman, limite convencionado entre a atmosfera terrestre e o espaço - numa viagem que deve durar cerca de 10 minutos. Parece pouco, mas não é!

A saber, a cápsula do New Shepard é impulsionada por um pequeno foguete reutilizável, que retorna à Terra separadamente após atingir a altitude de voo. Depois, a própria cápsula volta à superfície da Terra, freada por paraquedas. Mas o conjunto - cápsula e foguete - foi projetado para voar de forma autônoma com seis passageiros, alto o suficiente para experimentar alguns minutos de gravidade zero. Lá de cima, dá para ver a curvatura do planeta através de seis janelas de observação - três vezes mais altas que as de um Boeing 747, segundo a Blue Origin.

A ideia de Jeff Bezos, Elon Musk e Richard Branson é que, num futuro próximo, suas empresas possam oferecer a turistas privilegiados viagens curtas ao espaço. E você, toparia fazer um passeio desses, se pudesse? Responda nos comentários!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Globo, CNN Brasil, DW, Terra, Istoé Dinheiro, Cabn.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital e Gestão de Projetos; estudante de Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo