Engenharia 360

Como identificar se a tomada é de 127V ou 220V para evitar problemas

Engenharia 360
por Mauricio da Silva
| 13/01/2023 | Atualizado em 16/01/2023 3 min

Como identificar se a tomada é de 127V ou 220V para evitar problemas

por Mauricio da Silva | 13/01/2023 | Atualizado em 16/01/2023
Engenharia 360

Uma dúvida que paira sobre nossas cabeças às vezes, é “Como vou saber a tensão das tomadas da minha casa?”. Pode parecer bobo, mas acontece com muitas pessoas (inclusive já aconteceu comigo, o autor deste texto), pois realmente é algo que pode ser bem confuso. Mas o que fazer? Vou te responder esta pergunta. Mas, antes…

O que é uma tomada?

Imagem representando tomadas
Imagem reproduzida de WEG

Uma tomada elétrica é o ponto de conexão que fornece eletricidade a um plugue macho conectado a ela. Os modelos mais comuns têm dois terminais, um para a fase e outro para o neutro (no caso de circuito 127V, monofásico) ou um para cada fase (no caso de circuito 220V, bifásico) e algumas também têm um terceiro, denominado como “ligação de terra/aterramento” ou, simplesmente, “terra”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Monofásico? Bifásico? Fio terra?

Um sistema de transmissão costuma ser nomeado de acordo com a quantidade de fases que o constitui. Fases são basicamente os fios por onde a eletricidade flui. Em um sistema monofásico, temos apenas 2 fios, uma fase e o neutro. Já no sistema bifásico, temos três, 2 fases e o fio terra. Complementando temos também o fio terra, que realiza a proteção de equipamentos, e ajuda a evitar choques elétricos. Inclusive, saiba que ele pode causar até desfibrilação ventricular (parada cardíaca).

Voltando as tomadas… Tomadas 127V são compostas por uma fase e um neutro, já as 220V possui 2 fases e um terra. Além disso, temos o fato de que as correntes em cada uma são diferentes. Mas o que é corrente? Veja a seguir!

O que é corrente elétrica?

Corrente elétrica
Imagem reproduzida de Brasil Escola

A corrente elétrica é o fluxo ordenado de cargas elétricas, que se movem de forma orientada em um condutor elétrico sólido ou em soluções iônicas. Essa é uma grandeza fundamental em Física, pois, sem corrente elétrica, não seria possível, por exemplo, fazer funcionar qualquer aparelho elétrico ou eletrônico.

Como descubro a tensão de uma tomada?

Em estabelecimentos comerciais, escolas, hospitais, hotéis, as tomadas 220V costumam ser identificadas por uma etiqueta vermelha, como na imagem abaixo:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Tensão
Imagem reproduzida de mundo da elétrica

Caso queira tentar algo mais geral, o site da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disponibiliza as tensões que cada município e unidade da federação oferecem.

Se você estiver trabalhando com eletricidade, deve-se utilizar um multímetro para verificar a tensão com segurança. O vídeo abaixo, do canal “Engenhando” ensina a realizar esse processo:

Canal “Engenhando”

Dica Bônus | Como ligar aparelhos 220V em tensão 127V?”

“Posso ligar aparelhos 220V em tensão 127V?”

A resposta é: sim! Porém, tem outra pergunta: devemos? Não!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mas por quê?

Porque apesar de o consumo de energia ser igual nas duas tensões, existe um diferencial nos aparelhos que são ligados em cada uma delas, a potência é diferente.

E o que é potência? Bem, é a medida da quantidade de energia elétrica fornecida ou consumida por um circuito elétrico. Em uma tensão 127V, a potência exigida é bem menor que em 220V. Então, se ligarmos um equipamento 220V em 127V, ele não funcionará adequadamente, podendo nem ligar. E se fizermos o oposto, ocorrerá a queima do equipamento, além de possíveis danos ao sistema.

Tomada Bivolt

Tomada bivolt
Imagem reproduzida de Desterro Eletricidade

A tecnologia bivolt significa que a máquina opera em duas tensões, sendo que o aparelho pode ter uma chave seletora ou se adequar automaticamente à tensão da fonte de energia em duas faixas distintas, fixas e específicas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O vídeo abaixo, do canal “Mundo da Elétrica”, nos explica bem sobre elas:

Então, gostou desse texto? Compartilhe a sua opinião na aba de comentários!

Veja Também: Engenharia Elétrica: transmissão de energia, sistemas e dispositivos eletrônicos, Quais são e para que servem os circuitos elétricos?


Fontes: Mundo da Elétrica, ANEEL.

Engenharia 360

Mauricio da Silva

Técnico em Eletrotécnica formado e futuro Engenheiro Eletricista, fã de esportes, culinária e admirador da natureza.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo