Engenharia 360

Inteligência Artificial pode te ajudar a economizar na hora de comprar a passagem de avião

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 09/08/2019 | Atualizado em 16/06/2022 2 min

Inteligência Artificial pode te ajudar a economizar na hora de comprar a passagem de avião

por Larissa Fereguetti | 09/08/2019 | Atualizado em 16/06/2022
Engenharia 360
Nos últimos tempos, as passagens de avião têm ficado cada vez mais caras e existe quem fique de olho em alguma promoção. Pensando nisso, alguns pesquisadores desenvolveram uma Inteligência Artificial que não só ajuda o cliente a encontrar a melhor passagem de avião, como auxiliar a companhia aérea a minimizar o custo.

De modo geral, as companhias aéreas costumam ter um “preço fixo” para o despacho de bagagens. Porém, segundo a professora de Engenharia de Sistemas Industriais Lavanya Maria, nem todos os clientes têm as mesmas necessidades de viagem e de orçamento. Então, é possível usar uma Inteligência Artificial para calcular qual o melhor orçamento para uma pessoa.

passagem de avião
Imagem: parisperfect.com

Para desenvolver a tecnologia os pesquisadores usaram aprendizado de máquinas e redes neurais. Eles rastrearam e atribuíram um nível de demanda de acordo com as preferências de voo dos clientes. Os modelos usados consideram fatores como preço, origem do voo, e a duração da viagem para atribuir um valor.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Um exemplo dado por Lavanya Maria é de que um cliente que está viajando por alguns dias pode não estar motivado a pagar o despacho da mala. Porém, se a companhia descontá-las por um preço justo, o cliente pode ter vantagem no despacho. O resultado é, na verdade, vantajoso para os dois lados, visto que a companhia aérea também sai ganhando.

Os pesquisadores coletaram dados e testaram os modelos durante seis meses. Durante as compras, os clientes efetuaram login em uma página de preços em que uma porcentagem predeterminada de clientes recebe descontos em serviços auxiliares.

passagem de avião
Imagem: bud.hu

No começo, os descontos gerados pela Inteligência Artificial foram oferecidos para 5% dos clientes que fizeram login. Por fim, a companhia aérea começou a ver um aumento nas conversões de vendas auxiliares e na receita por cliente e permitiu que os pesquisadores oferecessem descontos a todos os clientes que estavam conectados. Houve aumento nas conversões de vendas auxiliares e receitas auxiliares por oferta de 17% e 25% respectivamente.

A intenção é usar a Inteligência Artificial para promover preços de viagens personalizados de acordo com a demanda do cliente. Isso também é uma forma de aproximar o cliente da empresa, atendendo suas necessidades e mantendo a fidelidade, e mostra como a tecnologia pode fazer a diferença.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: University of Illinois; Science Daily.

Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Engenheira, com mestrado e doutorado. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo