Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Inteligência Artificial pode te ajudar a economizar na hora de comprar a passagem de avião

Engenharia 360

2 min

POR Larissa Fereguetti 09/08/2019

Nos últimos tempos, as passagens de avião têm ficado cada vez mais caras e há quem fique de olho em alguma promoção. Pensando nisso, alguns pesquisadores desenvolveram uma Inteligência Artificial que não só ajuda o cliente a encontrar a melhor passagem de avião, como auxiliar a companhia aérea a minimizar o custo.

De modo geral, as companhias aéreas costumam ter um “preço fixo” para o despacho de bagagens. Porém, segundo a professora de Engenharia de Sistemas Industriais Lavanya Maria, nem todos os clientes têm as mesmas necessidades de viagem e de orçamento. Então, é possível usar uma Inteligência Artificial para calcular qual o melhor orçamento para uma pessoa.

passagem de avião
Imagem: parisperfect.com

Para desenvolver a tecnologia os pesquisadores usaram aprendizado de máquinas e redes neurais. Eles rastrearam e atribuíram um nível de demanda de acordo com as preferências de voo dos clientes. Os modelos usados consideram fatores como preço, origem do voo, e a duração da viagem para atribuir um valor.

Um exemplo dado por Lavanya Maria é de que um cliente que está viajando por alguns dias pode não estar motivado a pagar o despacho da mala. Porém, se a companhia descontá-las por um preço justo, o cliente pode ter vantagem no despacho. O resultado é, na verdade, vantajoso para os dois lados, visto que a companhia aérea também sai ganhando.

Os pesquisadores coletaram dados e testaram os modelos durante seis meses. Durante as compras, os clientes efetuaram login em uma página de preços em que uma porcentagem predeterminada de clientes recebe descontos em serviços auxiliares.

passagem de avião
Imagem: bud.hu

No começo, os descontos gerados pela Inteligência Artificial foram oferecidos para 5% dos clientes que fizeram login. Por fim, a companhia aérea começou a ver um aumento nas conversões de vendas auxiliares e na receita por cliente e permitiu que os pesquisadores oferecessem descontos a todos os clientes que estavam conectados. Houve aumento nas conversões de vendas auxiliares e receitas auxiliares por oferta de 17% e 25% respectivamente.

A intenção é usar a Inteligência Artificial para promover preços de viagens personalizados de acordo com a demanda do cliente. Isso também é uma forma de aproximar o cliente da empresa, atendendo suas necessidades e mantendo a fidelidade, e mostra como a tecnologia pode fazer a diferença.

Referências: University of Illinois; Science Daily.

inteligencia artificial
passagem de avião

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
3 coisas que um engenheiro deveria olhar ao comprar um fone de ouvido
Pesquisadores desenvolvem ferramenta portátil para detecção de cianotoxinas
Substituição no anodo de grafite pode melhorar as baterias recarregáveis
Bombeamento de água subterrânea interfere na vazão de rios: veja efeitos nos EUA
Curso de especialização na Europa pode ser mais barato que um MBA no Brasil
Novo sistema de prótese manual promete maior precisão e treinamento mínimo
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

6 Resultados