Engenharia 360

Hotel voador movido à energia nuclear: você se hospedaria?

Engenharia 360
por Redação 360
| 08/09/2022 3 min

Hotel voador movido à energia nuclear: você se hospedaria?

por Redação 360 | 08/09/2022
Engenharia 360

O engenheiro iemenita Hashem Al-Ghaili é bastante famoso na Internet. Ele tem 30 milhões de seguidores só no Facebook, mais 310 mil no Instagram. É dele o vídeo conceitual do projeto Sky Cruise, um possível hotel voador inspirado no design futurista do artista Alexander Tujicov e no anime “Castle in the Sky”, do Studio Ghibli, que seria movido à energia nuclear e poderia, assim, ficar anos vagando no céu. É claro que essa história acabou virando uma sensação na web. Saiba mais no texto a seguir!

O projeto Sky Cruise

Hashem parece realmente fascinado com essa história de enormes navios voadores. Para o Sky Cruise, ele pensou em algo como uma estrutura capaz de receber cerca de 5 mil pessoas, com direto a instalações recreativas, como lojas, cinemas e piscinas. E é claro que haveria também plataformas de pouso para os aviões comerciais elétricos e jatos particulares que levariam os hóspedes até o ponto onde a aeronave estivesse no céu.

Hotel Voador
Imagem reproduzida de Agência Santarém
Hotel Voador
Imagem reproduzida de Entretanto
Hotel Voador
Imagem reproduzida de DNA India

Para o Sky Cruise decolar, seria preciso uma enorme pista. Só que, em termos burocráticos, seria preciso realizar algumas mudanças nos protocolos de navegação aérea mundial – até mesmo para garantir que outro tráfego aéreo saia do seu caminho. E, já no ar, a nave funcionaria com energia de fusão nuclear limpa. Bem, mas será mesmo? Alguns questionam essa teoria. Saiba o porquê no tópico seguinte!

Hotel Voador
Imagem reproduzida de AEROIN

“(…) imaginei um mundo onde voar de um lugar para outro se transformasse em uma experiência alegre, em vez de lutar por espaço para as pernas.” – Hashem Al-Ghaili, em reportagem de CNN.

Hotel Voador
Imagem reproduzida de DNA India

As falhas do projeto de Hashem

Antes de tudo, é preciso dizer que a tal energia de fusão nuclear limpa simplesmente não existe na atualidade. E mesmo que existisse, como o próprio Hashem afirma, seria preciso uma enorme mudança na infraestrutura do setor de aviação mundial. Mas o engenheiro diz que tudo é uma questão de tempo para que a ideia do Sky Cruise se torne realidade.

Hotel Voador
Imagem reproduzida de Entretanto
Hotel Voador
Imagem reproduzida de TecMasters

Acontece que alguns especialistas afirmam que, mesmo que a energia nuclear fosse estudada para este fim, não daria certo, pois a aeronave não suportaria a própria ação física da gravidade, sendo um conceito muito além da tecnologia atual. Outros até mesmo ressaltam que ninguém aprovaria a ideia de um hotel com reator nuclear ao ar. E tem quem analisa ainda detalhes menores, sobre como manter a água na piscina durante a decolagem.

Bem, uma coisa é certa, fantasiar não é pecado. Ideias de vanguarda já transformaram o mundo; e previsões de que um invento dará errado nem sempre se cumprem. Será que não estamos diante de uma nova experiência de voar? Ou seja, podemos ainda nos surpreender e, um dia, ver o Sky Cruise no ar. O que você acha? Escreva sua opinião na aba de comentários logo abaixo!

Veja Também: Human Drone Project: brasileiro constrói seu próprio ‘carro voador’ recreativo


Fontes: CNN.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo