Engenharia 360

Google: empresa segue rumo ao espaço

Imagem padrão usuário
por Guilherme Sanchez
| 17/06/2014 | Atualizado em 25/08/2022 2 min

Google: empresa segue rumo ao espaço

por Guilherme Sanchez | 17/06/2014 | Atualizado em 25/08/2022
Engenharia 360
É bem provável que, assim como eu, você seja um inevitável consumidor regular dos produtos do Google, sejam eles o Google Chrome, YouTube, Picasa, Gmail, Google Maps ou qualquer outro de uma lista interminável de produtos relacionados a essa gigante. O mais impressionante é que os avanços tecnológicos acontecem em áreas inimagináveis até alguns anos atrás.

Na lista quase infinita de projetos ambiciosos do Google estão dispositivos que permitem a realidade aumentada, veículos autônomos, métodos de inteligência artificial, aprendizado profundo e agora, ao que tudo indica, chegou a hora do Google explorar o espaço.

Skyboxgoogle

Desde junho de 2013 a empresa realiza testes com balões de alta tecnologia com o objetivo de levar acesso à internet para áreas remotas, assim como você já viu aqui no Engenharia 360. Em abril deste ano, foi a vez de investir em drones (veículos aéreos não tripulados)por meio da aquisição da Titan Aerospace e, alguns dias atrás, foram satélites por meio da aquisição da Skybox Imaging. O Google também contratou recentemente alguns engenheiros de duas empresas relacionadas a pesquisas e lançamento de satélites.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo o Wall Street Journal, é esperado um investimento de mais de 1 bilhão de dólares em um projeto de lançamento de cerca de 180 satélites que levarão acesso à internet  para todas as partes do mundo, principalmente àquelas que ainda não estão conectadas. Este projeto, liderado pelo fundador da startup O3b, agora caminha em paralelo com os testes de drones e balões Wi-Fi. Relacionando isso tudo ao Google, podemos até esperar ansiosos resultados satisfatórios em um curto espaço de tempo.

Com essas aquisições, o Google também espera melhorar sua frota de satélites do Google Earth, tornando suas imagens mais nítidas e realizando testes para envio de vídeos de alta resolução, permitindo o monitoramento e análise próximos ao tempo real.

É difícil prever os próximos passos e saber o que esperar dos projetos já em andamento na área da tecnologia (aqueles divulgados pela mídia), mas ficamos aguardando o avanço da engenharia trazer benefícios e qualidade de vida para todas as partes do planeta. E o que esperar do Google nesta área? Aguardamos as próximas notícias…

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo