Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Google rumo ao espaço

por Guilherme Sanchez | 17/06/2014
Copiado!

É bem provável que, assim como eu, você seja um inevitável consumidor regular dos produtos do Google, sejam eles o Google Chrome, Youtube, Picasa, Gmail, Google Maps ou qualquer outro de uma lista interminável de produtos relacionados a essa gigante. O mais impressionante é que os avanços tecnológicos têm acontecido em áreas inimagináveis até alguns anos atrás.
Na lista quase infinita de projetos ambiciosos do Google estão dispositivos que permitem a realidade aumentada, veículos autônomos, métodos de inteligência artificial, aprendizado profundo e agora, ao que tudo indica, chegou a hora do Google explorar o espaço.
Skyboxgoogle blog-da-engenharia
Desde junho de 2013 a empresa realiza testes com balões de alta tecnologia com o objetivo de levar acesso à internet para áreas remotas, assim como você já viu aqui no Blog da Engenharia. Em abril deste ano, foi a vez de investir em drones (veículos aéreos não tripulados) por meio da aquisição da Titan Aerospace e, alguns dias atrás, foram satélites por meio da aquisição da Skybox Imaging. O Google também contratou recentemente alguns engenheiros de duas empresas relacionadas a pesquisas e lançamento de satélites.
Segundo o Wall Street Journal, é esperado um investimento de mais de 1 bilhão de dólares em um projeto de lançamento de cerca de 180 satélites que levarão acesso à internet  para todas as partes do mundo, principalmente àquelas que ainda não estão conectadas. Este projeto, que é liderado pelo fundador da startup O3b, agora caminha em paralelo com os testes de drones e balões Wi-Fi. Relacionando isso tudo ao Google, podemos até esperar ansiosos resultados satisfatórios em um curto espaço de tempo.
Com essas aquisições, o Google também espera melhorar sua frota de satélites do Google Earth, tornando suas imagens mais nítidas e realizando testes para envio de vídeos de alta resolução, permitindo o monitoramento e análise próximos ao tempo real.
É difícil prever os próximos passos e saber o que esperar dos projetos já em andamento na área da tecnologia (aqueles que são divulgados pela mídia), mas ficamos aguardando o avanço da engenharia trazer benefícios e qualidade de vida para todas as partes do planeta. E o que esperar do Google nesta área? Aguardamos as próximas notícias…

Copiado!

Comentários