Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Google faz doação milionária para combater FAKE NEWS

por Redação 360 | 29/04/2021

Google, uma das multinacionais de tecnologia mais famosas do mundo faz grande doação de dinheiro para o combate às fake news. Saiba mais!

A desinformação é um tema muito caro à contemporaneidade. Cada vez mais se discute sobre como o fenômeno das fake news influencia pessoas e sociedades, desde brigas familiares até eleições nacionais ao redor do mundo. Apesar de não ser uma prática tão nova assim, a disseminação de notícias falsas ganha na Internet uma proporção nunca antes vista.

A fim de combater a desinformação, a empresa Google, uma das multinacionais de tecnologia mais famosas do mundo, no final do mês de Março, anunciou a doação de $25 milhões de euros ao Fundo Europeu de Mídia e Informação – ou US$ 29 milhões -, ou EMIF, na sigla original do nome. O EMIF é gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian. E seu propósito é financiar pesquisadores, verificadores de fatos e demais organizações que participam na luta contra a disseminação de informações falsas.

Fake News
Imagem de emyselfaneye em Pixabay

Questão das fake news se torna sensível na Pandemia

O líder de negócios e operações da Google para Europa, Oriente Médio e África, Matt Brittin, afirmou, em texto oficial publicado recentemente: “Enquanto navegávamos no mar de incertezas e desafios no ano passado, ficou comprovada a necessidade das pessoas de acessar informações exatas, e separar os fatos da ficção”. Ou seja, é evidente que fomentar a checagem de fatos se torna mais do que necessário em momentos de insegurança sanitária.

O Fundo de Mídia e Informação Europeu não foi pensado para funcionar permanentemente. A intenção é que a entidade incentive pesquisas e checagem de fake news em diversos níveis institucionais durante cinco anos. E neste meio tempo, Universidades, agências de checagem, jornais, entre outros serão beneficiados pela ação!

No Brasil, existem organizações de fact-checking desde 2015, com a criação da Agência Lupa, que faz parte do International Fact-Checking – IFCN -, fundada pelo Poynter Institute. Sendo assim, a metodologia e princípios da agência são internacionalizados, e atualizados constantemente de acordo com o combate às fake news no mundo todo.

E você, o que achou da iniciativa do Google? Conte nos comentários!

Fontes: olhardigital; Reuters.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.