Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Gerenciamento à distância: como manter uma boa comunicação no novo normal?

por Engenheiros Sem Fronteiras Brasil | 28/09/2020
Copiado!

Conheça ferramentas e metodologias para manter o time alinhado mesmo à distância.

Por: Chiuci Lucas

Com a Pandemia de COVID-19, muitas empresas se adaptaram à necessidade de acompanhar projetos a distância. Porém, a principal dificuldade é sobre como manter um time alinhado e dentro do cronograma no trabalho remoto.

Pessoa na frente do computador gesticulando
Imagem: NordWood Themes | Via Unsplash

Trago aqui algumas ações para manter uma boa comunicação a distância com o time: 

Ferramentas para acompanhamento de tarefas:

Utilizar alguma ferramenta online onde todos possam acompanhar as tarefas pendentes e seu devidos prazos. É importante que os colegas possam visualizar as demandas do time todo, para alinhamento interno do que está sendo desenvolvido e do que que já foi concluído, onde pode auxiliar outro colega ou iniciar uma atividade que dependia de outras.

Exemplos de ferramenta: TRELLO, ASANA, Construct App.

Delegar:

Este é o momento de delegar. Quem não sabe e tem costume de centralizar, é o momento perfeito para aprender a desapegar do controle. Confie no seu time e dê autonomia para algumas atividades, sua centralização pode se tornar um gargalo e atrasar suas demandas maiores.

Determine canais de comunicação de fácil acesso:

O WhatsApp pessoal se tornou comercial, todos te acionam por lá, mas não precisa ser assim. Caso a empresa não tenha seu próprio chat ou meio de comunicação além do e-mail, é possível utilizar canais com Teams, Slack ou Hangouts do Google. Todos eles possibilitam mensagens instantâneas e podem ser criados grupos, facilitando comunicados e alinhamentos rápidos, como tirar dúvidas com alguém do time.

Proporcione momentos de descontração:

Você pode fazer reuniões mais flexíveis ou realizar dinâmicas e jogos online para interação e descontração do time. Além dos jogos de cartas online, existem plataformas para quiz e jogos de adivinhação, como Gartic.

Daily Meeting:

Em Prol de uma comunicação uniforme e sem ruídos, as reuniões diárias proporcionam um momento de alinhamento para o time e de interação nesta fase de isolamento. Acompanhar o cronograma é importante, mas acompanhar as atividades é crucial para que o cronograma saia como o esperado. Faz parte do dia a dia encontrar bloqueio em algumas atividades,. No acompanhamento, esse bloqueio é exposto e quem puder colaborar deverá ter ação imediata para prosseguir com andamento do projeto.

Abaixo um esquema desenvolvido para reuniões diárias, perguntas que podem tornar a reunião ágil e eficiente para atualização de todos:

Esquema demonstrativo de daily meeting relacionado a gerenciamento à distância
Imagem: Chiuci Lucas | Esf

Boas práticas e ser todo ouvidos, esse é segredo da comunicação à distância. São nossas principais ferramentas para o trabalho remoto, uma adaptação brusca e, ainda que esse não se torne o novo normal, a realidade é que é um caminho sem volta. A comodidade e a flexibilidade do trabalho remoto ganham espaço e nosso objetivo é fazer com que o trabalho não perca a qualidade por conta da distância.

Leia também: Gerenciamento de Projetos na Engenharia: entenda o que é e quais as suas etapas


Sobre a autora:

Chiuci Lucas

Engenheira Civil, Analista de Processos e Criadora de conteúdo no @Edificandovoz. Voluntária no Engenheiros Sem Fronteiras Brasil desde março de 2020.

Chiuci Lucas – Coordenadora de Desenvolvimento do Engenheiros sem Fronteiras Brasil

Conta para a gente como você está gerenciando sua equipe à distância!

Copiado!
Engenharia 360

Engenheiros Sem Fronteiras Brasil

Ser Engenheiros Sem Fronteiras é acreditar na importância da engenharia para o desenvolvimento social e ser protagonista desta transformação. O ESF-Brasil faz parte da rede Engineers Without Borders – International (EWB-I), presente em 65 países ao redor do mundo. Desde 2010 no Brasil já transformamos mais de 84 mil vidas. Acreditamos na importância do envolvimento comunitário, do diálogo e da cooperação. Os projetos são desenvolvidos e executados por voluntários locais organizados em núcleos, que se envolvem pessoalmente com os membros da comunidade, escutam suas necessidades e estabelecem parcerias e amizades. Nós da Diretoria Nacional replicamos essa tecnologia social, capacitando e orientando os líderes destes núcleos para desta forma gerarmos o impacto nos locais que atuamos.

Comentários