Engenharia 360

Conheça a Google Gemini, a nova IA da Google que rivaliza com o ChatGPT

Engenharia 360
por Redação 360
| 06/12/2023 3 min
Imagem reproduzida de Google via Olhar Digital

Conheça a Google Gemini, a nova IA da Google que rivaliza com o ChatGPT

por Redação 360 | 06/12/2023
Imagem reproduzida de Google via Olhar Digital
Engenharia 360

Na quarta-feira, 6 de dezembro de 2023, a empresa Google anunciou o lançamento oficial da ferramenta de Inteligência Artificial Google Gemini. Este pode ser um marco da história da tecnologia mundial, um divisor de águas da disputa pela supremacia da IA. A promessa é de que ela possa não apenas concorrer, mas ultrapassar a concorrente OpenAI com seu chatbot ChatGPT, apresentando uma abordagem mais multimodal, ampliando a capacidade de interação entre humanos e máquinas. Continue lendo este texto do Engenharia 360 para saber mais!

Google Gemini
Imagem reproduzida de Google via BBC

As variantes Google Gemini: Ultra, Pro e Nano

A Google afirmou em um evento especial que a Google Gemini é o "maior e mais capaz modelo de IA", assimilando não apenas texto, mas também imagens, áudio, vídeo e até mesmo código de programação. Isso confirma que a empresa entrou de fato na briga, impulsionando a disputa no mercado de tecnologia. Para a Engenharia, o mais importante no momento é entender a capacidade que a ferramenta teria de se conectar com máquinas e fazê-las compreender e responder comandos diversos, o que começaria com à integração do Gemini no Google Bard, seu chatbot proprietário.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Essa simbiose promete capacidades avançadas de raciocínio, planejamento e compreensão, elevando o Bard a novos patamares de interatividade e utilidade.

Vale ressaltar que a Google Gemini foi concebida em três variantes, refletindo a amplitude das ambições da empresa para uma nova geração de IA. São elas:

  • Nano, otimizado para dispositivos móveis e desenvolvimento de aplicativos;
  • Pro, uma versão padrão abrangente;
  • Ultra, proclamado como o ápice da IA do Google, ainda em fase de testes rigorosos.
Google Gemini
Imagem reproduzida de Search Engine Journal

Desafios e expansão do lançamento

Claro que, como toda novidade, a Google espera enfrentar desafios com sua IA no mercado. Pode acontecer, neste momento inicial, da ferramenta apresentar algumas falhas, dando resultados incorretos às solicitações dos usuários, por exemplo. Por isso mesmo, pensando em mitigar os problemas, neste momento, o sistema está passando por intensas avaliações - sobretudo de segurança.

Nos planos da Google, está uma adoção controlada da IA Google Gemini. A versão Pro já está disponível no Bard em inglês, enquanto o Ultra está previsto para uma estreia mais ampla em 2024. Além disso, a integração do Gemini em produtos como o Google Search e o Chrome está prevista para os próximos meses.

Google Gemini
Imagem reproduzida de Google via G1

As implicações da IA para o campo da Engenharia

Na mesma semana em que publicamos este texto, apresentamos outro artigo revelando que uma pesquisa previu que atividades como de engenheiros e matemáticos seriam menos impactadas, em comparação com outras profissões, até 2032. Por certo, de algum modo, mais um lançamento de IA deve impactar a Engenharia, sim. Porém, talvez de um modo positivo, sendo mais uma opção de ferramenta que deve transformar a maneira como os engenheiros interagem com dados e soluções, ampliando os horizontes da criatividade e inovação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em resumo, a Google Gemini pode não apenas a interação homem-máquina, mas também as possibilidades na engenharia e em diversos outros campos.

Exemplos práticos de como as engenharias poderiam ser impactadas pela introdução da Google Gemini:

  • Possibilidade de integrar feedbacks para criar designs mais interativos, como de veículos autônomos e dispositivos inteligentes.
  • Capacidade de interpretar código de programação para melhorar simulações de sistemas complexos, como pontes, edifícios e sistemas de energia.
  • Insights rápidos e precisos em questões de engenharia, agilizando processos de decisão.
  • Aplicação da IA para otimizar operações, monitorar qualidade e prever falhas em equipamentos industriais, resultando em sistemas mais robustos.
  • Utilização da IA multimodal para pesquisa e desenvolvimento de soluções sustentáveis, como energia renovável e desenvolvimento urbano eficiente.

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: G1, O Estadão, CNN.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo