Engenharia 360

Engenharia está entre as profissões menos impactadas pela IA até 2032

Engenharia 360
por Redação 360
| 05/12/2023 3 min
Imagem de ThisIsEngineering em Pexels

Engenharia está entre as profissões menos impactadas pela IA até 2032

por Redação 360 | 05/12/2023
Imagem de ThisIsEngineering em Pexels
Engenharia 360

A Inteligência Artificial (IA) foi tão aprimorada que em 2023 começou a impactar de vez todas as profissões do mercado. O temor de que, em breve, algumas profissões deixarão de existir cresceu. E alguns já começam a se perguntar se ainda vale a pena cursar Engenharia. Bem, de acordo com especialistas de mercado, sim. Engenharia e Matemática estariam entre as profissões menos impactadas pela IA pelo menos até 2032. Saiba mais no texto a seguir, do Engenharia 360!

profissão engenharia
Imagem de ThisIsEngineering em Pexels

Veja Também: Engenharia do Futuro: As 5 Profissões Mais Promissoras Moldando o Amanhã

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Profissões menos impactadas pela IA no Brasil

As 5 profissões menos impactadas pela IA no Brasil são:

  1. Chefes Executivos — 3%
  2. Engenheiros Civis — 3%
  3. Técnicos de Engenharia Elétrica — 4%
  4. Oficiais de Políticas de Saúde Pública — 5%
  5. Advogados — 5%

IA generativa e habilidades humanas

Antes de tudo, precisamos esclarecer que a Inteligência Artificial está afetando a Engenharia e Matemática. Mas o que os especialistas garantem é que ela está afetando menos em comparação com outras profissões. E, além do mais, essa transformação não deve ser encarada com algo necessariamente ruim. A tecnologia vem trazendo benefícios significativos para esse setor da economia, e a tendência é que muitos profissionais adaptem suas atividades, acompanhando as mudanças.

Por outro lado, embora as IAs generativas estejam muito avançadas, elas ainda são imprecisas, sobretudo quanto se trata de cálculos matemáticos - porque ela cria conteúdos a partir de dados já existentes. Então, por hora, ela é incapaz de substituir completamente as habilidades humanas - incluindo criatividade, comunicação, pensamento crítico, inteligência emocional e liderança -, tão pouco a alfabetização digital.

profissão engenharia
Imagem de ThisIsEngineering em Pexels

Profissionais mais "à prova" da IA

Um estudo publicado pela Pearson, empresa multinacional britânica de publicação e educação, revela que as atividades que exigem alta capacidade de análise crítica, como é o caso da Engenharia, serão menos afetadas pela tecnologia IA nos próximos dez anos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Também estão à prova da IA profissionais técnicos, altos executivos, agentes de saúde pública e advogados. Já as profissões mais ameaçadas pela IA são:

  1. Caixas — 33%
  2. Escrituração, Contabilidade e Auditoria — 32%
  3. Operadores de telemarketing — 31%
  4. Funcionários de faturamento, custos e taxas — 29%
  5. Cobradores e profissionais de sistemas de cobrança — 29%
profissão engenharia
Imagem de Christina Morillo em Pexels

A saber, a pesquisa utilizou ferramentas baseadas em IA generativa para analisar tarefas específicas relacionadas a mais de 5 mil empregos, calculando o tempo gasto em cada uma dessas atividades em cinco países — Austrália, Brasil, Índia, EUA e Reino Unido — e quanto desse tempo seria afetado pela IA.

IA generativa e trabalhos administrativos

A justificativa para esse cenário seria de que uma parte considerável dos trabalhos dessas profissões impactadas poderia ser automatizada ou melhorada pela tecnologia.

Em resumo, trabalhos administrativos ou de gerenciamento devem sofrer maior impacto do que os trabalhos manuais e operacionais. Por exemplo, atividades que envolvem tarefas técnicas e repetitivas, como agendar compromissos e atender e direcionar chamadas, já podem ser substituídas pela IA generativa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

profissão engenharia
Imagem de ThisIsEngineering em Pexels

Veja Também:


Fontes: CNN.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo