Já conhece a história do RMS Titanic, não é? Sim, trata-se do transatlântico que inspirou o romance vivido no cinema por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet. O mesmo foi projetado no início do século passado por Thomas Andrews, e construído por Harland & Wolff, em 1909, na região de Belfast, no Reino Unido. O navio tinha 269 metros e pesava 52.310 toneladas. Na noite de 15 de abril de 1912, era operado pela empresa White Star Line. Mas antes de chegar ao seu destino, Nova York, bateu num iceberg e naufragou, levando consigo 1.517 almas.
Estudando os destroços do Titanic
Essa história ficou famosa por ser um possível caso de erro de leis e engenharia. Você tem a chance de saber mais sobre isso, além de conhecer detalhes especiais da arquitetura dessa embarcação, em um texto anterior que publicamos aqui, no Engenhara 360.
Desejamos focar hoje nas imagens que a ciência já captou dos destroços do Titanic, que se encontram há 3843 metros de profundidade e a 650 quilômetros a sudeste de Terra Nova, no Canadá. O cineasta James Cameron mostrou bastante disso em seu filme e, posteriormente, em um documentário especial gravado com especialistas, o OceanGate Expeditions, os primeiros vídeos da embarcação na alta qualidade 8K, mostrando detalhes nunca vistos desta lenda dos mares.
Uma das grandes revelações foi o nome do fabricante Noah Hingley & Sons Ltd. gravado na âncora a bombordo. É claro que os estudiosos já tinham conhecimento dessa informação, mas não tinham visto a comprovação em nenhuma imagem de projeto do Titanic. Também é possível ver nos vídeos a proa - onde o personagem de DiCaprio teria dado seu famoso grito "eu sou o rei do mundo" -, o casco número um, a âncora de bombordo, uma enorme corrente de âncora e mais.
Agora, sabe para que os especialistas usarão essas imagens de alta resolução? Bem, para aprimorar ainda mais suas análises sobre o avanço da deterioração da embarcação, identificação de espécies que hoje habitam dentro e ao redor do Titanic, e aumento do mapeamento do campo de destroços estudado por arqueólogos.
Fontes: Revista Monet.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.