Destaque

Veja como a Ford F-150 Lightning opera como uma Usina Móvel em Emergências

{{post.author.node.name}}

Por: Redação 360 | Em: | Atualizado: 2 meses atrás | 7 min de leitura

Imagem divulgação Ford reproduzida de CNN

Compartilhe »

Os americanos sempre valorizaram muito as caminhonetes picapes, transformando-as em símbolo de força e utilidade. Não à toa que sua maior fabricante de automóveis, Ford, é também autora do projeto da picape mais vendida do mundo, a F-150. E acompanhando as necessidades do mercado, a marca passou a se dedicar a encontrar soluções para reduzir as emissões de carbono na indústria automotiva. Assim surgiu a picape elétrica F-150 Lightning.

Esse modelo Ford está revolucionando o mercado nos Estados Unidos, apresentando um novo conceito de mobilidade e energia. Ele combina com o mundo atual, extremamente alterado pelas mudanças climáticas e mais dependente de alternativas sustentáveis para resolver situações do cotidiano. Pois justamente uma das funcionalidades da F-150 Lightning é servir de usina móvel de energia em momentos de emergência, podendo abastecer uma casa em falta de luz. Mais detalhes no texto a seguir, do Engenharia 360!

Ford F-150 Lightning
Imagem divulgação Ford reproduzida de Auto Esporte Globo

A introdução do sistema Ford Home Backup Power

Começamos este texto destacando que a F-150 Lightning - versão totalmente elétrica da icônica picape F-150 -, chegou no mercado em 2022 com uma grande inovação tecnológica, o sistema Ford Home Backup Power, capaz de atuar como um poderoso gerador, podendo abastecer uma residência durante quedas de energia. Ou seja, a Ford fornece uma solução do tipo "powerbank" sobre rodas, de independência energética nunca vista nesse segmento.

A picape é equipada com sistema de baterias de íons de lítio que permite uma autonomia de até 483 km, de acordo com a versão escolhida. Segundo os especialistas, o veículo poderia fornecer energia elétrica por até três dias de uso normal ou até 10 dias com racionamento, a depender da capacidade da bateria e do consumo da casa. E com possibilidade de alcance estendido, a potência por hora (kWh) chegaria a 131 - nos Estados Unidos, isso equivale à alimentação de uma casa média.

A saber, para o desenvolvimento da engenharia da F-150 Lightning, a Ford contou com a parceria estratégica da empresa Sunrun, líder em energia solar nos Estados Unidos. Foi a combinação de suas expertises em tecnologias que permitiu a integração de sistemas e a criação de um modelo de fluxo contínuo de energia sustentável.

O abastecimento residencial com a F-150 Lightning

O sistema elétrico da F-150 Lightning pode ser configurado para fornecer energia automaticamente. Bastaria o proprietário instalar o Ford Charge Station Pro - carregador de 80 amperes - e o Home Integration System, que garantem a conexão da picape à rede elétrica de uma casa. O conjunto é composto por um inversor de energia, uma bateria de inicialização e um interruptor que permite o fluxo bidirecional de energia.

Então, quando o carro é conectado ao sistema, a ação de fornecimento de energia é logo ativada assim que identificada a falta de energia na residência, retomando a carga da picape quando a rede elétrica é restabelecida. Claro que os proprietários podem definir uma reserva fixa de energia para a picape, prevendo que sempre haja o mínimo de carga.

Já para quem trabalha no campo ou é entusiasta de camping, pode contar com o sistema Pro Power Onboard. O mesmo oferece 11 tomadas na caçamba, permitindo que equipamentos, ferramentas e até pequenas instalações, como cabanas, sejam alimentadas diretamente pela picape.

Ford F-150 Lightning
Imagem divulgação Ford reproduzida de Auto Esporte Globo
Ford F-150 Lightning
Imagem divulgação Ford reproduzida de Auto Esporte Globo

A versatilidade de uso da Ford F-150 Lightning

Olha que interessante: a Ford afirma que, com a colaboração da Sunrun, permite não apenas que os proprietários da F-150 Lightning instalem o sistema de backup como também integrem energia solar à sua casa.

Há muitos benefícios nisso, como a possibilidade de redução de contas de energia e aumento da autonomia energética das casas. E ainda há outro plano da marca que é para o lançamento do Ford Intelligent Power, que permitirá que os clientes energizem suas casas quando as tarifas de eletricidade estiverem mais altas e recarreguem o veículo apenas quando as taxas forem mais baixas - o que pode "aliviar" a pressão da rede elétrica em horários de pico.

Então, será que podemos esperar outros recursos adicionais para economizar dinheiro? Tudo indica que sim!

Ford F-150 Lightning
Imagem divulgação Ford reproduzida de CNN

O custo-benefício da compra desse veículo Ford

Como se pode imaginar, usufruir de um veículo de alta tecnologia, como é o caso da F-150 Lightning tem o seu preço. Também precisamos considerar que, para que o plano de carregar a casa dê certo, parte do investimento necessário deve ser direcionado para o Home Backup Power.

Nos Estados Unidos, o carregador Ford Charge Station Pro custa aproximadamente US$ 1.310, enquanto o Home Integration System pode custar cerca de US$ 3.895. Além disso, os custos de instalação podem variar bastante, dependendo das condições elétricas da residência. Em alguns casos, pode ser necessário atualizar a instalação elétrica da casa, incluindo a substituição de transformadores, para comportar o novo sistema. Então, o custo total pode ultrapassar 10% do valor da própria picape.

Ford F-150 Lightning
Imagem divulgação Ford reproduzida de CNN

Em contrapartida, a F-150 Lightning apresenta um desempenho impressionante; o veículo entrega até 571 cv e 107 kgfm de torque, proporcionando uma experiência de condução poderosa e responsiva. E com tudo mais, os proprietários podem aproveitar, ao máximo, a energia armazenada, mesmo que seja para uso dos seus veículos.

O futuro das picapes elétricas

Com a F-150 Lightning, a Ford prova para o mundo que picapes elétricas não precisam ser "apenas" ferramentas de trabalho ou veículos para o dia a dia. Afinal, seu modelo é praticamente uma plataforma tecnológica, redefinindo a forma como entendemos a mobilidade e a energia. Sua introdução no mercado marca, certamente, um ponto de virada na indústria automotiva, moldando nosso futuro para um futuro mais verde.

Veja Também: Conheça a nova Ford F-150, com tecnologia de ponta e design inovador


Fontes: CNN Brasil, INSIDEEVs - UOL, Auto Esporte - Globo.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO