No dia 23 de agosto de 2024, o Engenharia 360 participou de um webinar especial promovido pela Ford Motor Company, fabricante de automóveis multinacional estadunidense. Na ocasião, a empresa apresentou sua campanha de promoção do novo conceito técnico e filosófico que embasa o design moderno e a tecnologia avançada da nova picape F-150. Confira detalhes no artigo a seguir!
Inovação que ultrapassa gerações
A F-150 é um ícone da família Raça Forte, da Ford, sendo um símbolo de força, luxo e robustez. Esta é considerada a maior picape do mundo; não à toa é a mais vendida nos Estados Unidos. São quarenta e sete anos de tradição. A última grande mudança na linha foi em 2015, com destaque para a utilização de carroceria em alumínio. E agora a Ford promete mais novidades!
O novo design da F-150
A F-150 está com um visual muito mais moderno. O Brasil deve receber duas variações do seu design, a Lariat e Lariat Black, com preço de venda por volta de R$ 520 mil. Para ambas, a fabricante destaca algumas questões. Primeiro que, para equilibrar as proporções da picape (vertical e horizontal), foram adicionadas algumas barras longitudinais na grade frontal, dentro outros detalhes. O logo oval também ganhou novos traços. E outra novidade é a lanterna do veículo.
Tanto fora quanto dentro da F-150, os engenheiros brincaram com o preto e o cromado das peças, conforme o desejo de mudar a percepção do usuário. São seis possibilidades de cores para a carroceria. E dentro, um diferencial é o novo painel, cuja junção de elementos, incluindo o painel de instrumentos, dando a impressão de que a picape está mais larga ou espaçosa.
Veja Também: Ford F-150 Platinum: Luxo, Tecnologia e Desempenho Imbatíveis
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Tecnologia e inovação de engenharia
A nova F-150 faz parte da décima quarta geração. Seu maior destaque de engenharia é a utilização de ligas de alumínio - assim como vemos na indústria aeroespacial, por exemplo -, que permite que a picape seja mais leve e mais eficiente, além de consumir menos combustível.
São outros detalhes da engenharia dessa Ford F-150 que merecem destaque:
- Motor V8 e um tanque estendido de 136 litros, que garante mais autonomia.
- Câmbio automático de 10 marchas, que permite trocas suaves e inteligentes.
- Controle de freio e oscilação.
- Bloqueio de diferencial.
- Protetores metálicos inferiores, para mais proteção da carroceria.
- Painel seu painel digital de 12 polegadas.
- Iluminação 360 graus ao redor da picape, que pode acender toda ou em zona independente.
- Sistemas de câmeras externas 360 graus.
- Ajustes elétricos com memória (para pedais, volante e banco do motorista).
- Sistema de 14 auto-falantes.
- E tecnologia de conectividade avançada.
Poder de carga
Para finalizar este texto, queremos comentar sobre mais questões importantes esclarecidas pela Ford neste webinar especial. Para começar, que a F-150 agora vem com engate para trailer com preparação elétrica pronta, sem precisar o usuário realizar qualquer adaptação futura. E a caçamba não é "apenas" uma área de cargas; agora ela está muito mais versátil. Confira as mudanças:
- A caçamba da Ford F-150 recebeu mais proteção na sua estrutura.
- Foi eliminada a escada e a barra de apoio. No lugar, tem-se agora um degrau em altura mais convencional.
- Dentro, foi instalada uma tomada de apoio (pensando no uso da tampa traseira como mesa improvisada de trabalho), também pontos de iluminação em LED e um pequeno nicho fechado para guardados.
A saber, a nova Ford F-150 foi lançada na última edição da Expointer 2024 (que ocorre entre os dias 24 de agosto e 1° de setembro), feira agropecuária de destaque nacional e internacional, realizada no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul. E essa é considerada a maior feira de exposição de animais da América Latina.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.