Engenharia 360

Que susto! Foguete da SpaceX explode durante teste de solo

Engenharia 360
por Redação 360
| 12/07/2022 2 min

Que susto! Foguete da SpaceX explode durante teste de solo

por Redação 360 | 12/07/2022
Engenharia 360

“Avaliando danos.”, foi o que se limitou a dizer Elon Musk nas redes sociais nesta segunda-feira, 11 de julho, após um incidente ocorrido dentro de uma fábrica da sua empresa SpaceX no sul do Texas, nos Estados Unidos. É que um de seus foguetes, desenvolvido especialmente para a espaçonave Starship – para futuras viagens espaciais humanas mais acessíveis e rotineiras -, pegou fogo durante um teste de solo transmitido ao vivo pelo canal da NASA Spaceflight. Por sorte, ninguém ficou ferido, mas o susto foi mesmo enorme – inclusive até a câmera de vídeo chegou a balançar no momento.

“Sim, na verdade, não é bom. A equipe está avaliando os danos. No futuro, não faremos um teste de partida com todos os 33 motores de uma vez.” – afirmou Musk no Twitter.

Pelas imagens, foi possível ver o foguete explodindo e depois em chamas. Acredita-se que isso aconteceu por conta de uma falha ocorrida na fase de testes de fogo estático do booster. Isso pode, agora, atrasar de vez os planos de Musk de realizar, com este foguete, ainda neste ano, lançamentos de satélites e missões à Lua, sendo um deles com o bilionário japonês Yusaku Maezawa (falamos sobre isso em outra oportunidade). De fato, a “maré está ruim” para a SpaceX; lembrando que, entre 2020 e 2021, a mesma já perdeu quatro protótipos da própria nave estelar em uma série de lançamentos de testes, com tentativas de pouso de retorno e mais que terminaram em explosões.

Confira, a seguir, imagens da explosão do foguete da SpaceX desta segunda-feira:

foguete SpaceX - Elon Musk
Imagem reproduzida de Aventuras na História – UOL
foguete SpaceX - Elon Musk
Imagem reproduzida de Cibersistemas.pt

Fontes: G1.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo