Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Inteligência Artificial cria fake news super-realista

por Larissa Fereguetti | 18/06/2019
Copiado!

Em uma era de fake news, é sempre bom ter cautela sobre as notícias que você recebe. A situação pode ser ainda pior quando a Inteligência Artificial, uma das ferramentas tecnológicas mais bombantes dos últimos tempos, é coloca na história.

Alguns pesquisadores uniram as duas com o objetivo de criar uma ferramenta contra propaganda on-line. Porém, o resultado foi um algoritmo capaz de criar uma notícia falsa muito mais convincente que a escrita por um ser humano. Daí a fake news super-realista.

fake news
Imagem: news.umich.edu

Criado para conter fake news

Basicamente, o algoritmo criado (chamado Grover) mostrou ótimos resultados para deter notícias falsas escritas por inteligência artificial, melhor que qualquer outra ferramenta disponível. Porém, em mãos maliciosas, ele pode fazer o papel de vilão e ser um grande gerador de fake news.

Os cientistas pretendem disponibilizar o Groover para o uso público. Isso poderia permitir que jornalistas sempre se certifiquem da veracidade de uma notícia antes de escrever sobre ela.

fake news
Imagem: candid.technology

Por outro lado, também pode ser uma mina de ouro para quem gosta de divulgar informação falsa, situação que só piora quando as pessoas não confirmam a veracidade antes de fazer uma divulgação em massa (como publicar em grupos no Whatsapp, no Facebook ou no Twitter).

Por exemplo, ele é capaz de criar uma fake news relacionando o autismo a vacinas em diferentes estilos de escrita. Isso faz com que os leitores acreditem que o texto é verdadeiro pela forma como foi escrito, mas não é. Ao fazer um teste, o Grover foi capaz de escrever não só a reportagem no estilo da seção de Ciência do The New York Times, como também criou o nome do autor, citou o departamento de uma universidade e um órgão governamental de controle e prevenção de doenças.

O Groover escreve o artigo e depois o refina no estilo de determinada fonte de notícias. Para isso, ele é alimentado com várias publicações.

Os pesquisadores estão cientes de que a liberação do Groover pode ser uma arma poderosa. Porém, ao mesmo tempo, ele também pode ser uma solução para conter as fake news (mesmo as geradas por ele mesmo). Assim, a dica é sempre tomar cuidado com o que você lê e ir até a fonte verificar se ela foi mesmo publicada (porque pode ser uma montagem), verificar em outras fontes e, claro, duvidar quando a informação é muito absurda.

Referências: Futurism; ArXiv.

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários