Engenharia 360

Crise dos chips? Veja a resposta dos Estados Unidos com a Intel

Engenharia 360
por Redação 360
| 30/08/2022 | Atualizado em 27/01/2023 3 min
Imagem reproduzida de Intel

Crise dos chips? Veja a resposta dos Estados Unidos com a Intel

por Redação 360 | 30/08/2022 | Atualizado em 27/01/2023
Imagem reproduzida de Intel
Engenharia 360

O mundo enfrenta uma escassez de chips desde 2020, afetando a economia de diversos países. Essa crise surgiu com o aumento dos conflitos entre oriente e ocidente, se intensificando após a guerra entre Rússia e Ucrânia. Hoje, Taiwan e Coreia do Sul dominam a maioria da produção de chips - componentes essenciais a veículos e eletrônicos -, enquanto os EUA fabricavam até os anos 2000 apenas 37% dos semicondutores do planeta, um índice que baixou para 12% após 2020. E diante das recentes disputas comerciais e tecnológicas com a China, o governo americano se viu forçado a investir mais no setor. Entenda o caso no texto a seguir!

chips Intel
Imagem reproduzida de Pplware - SAPO

A reação dos americanos à crise dos chips

O atual presidente americano, Joe Biden, sancionou neste ano a "Lei Chips", significando que o governo americano vai alocar uma grande parte do seu orçamento para pesquisas e fabricação de insumos, computação quântica e inteligência artificial. Serão US$ 52 bilhões em subsídios só para indústrias de chips semicondutores no país. O objetivo é reduzir sua dependência da Ásia e prováveis complicações com a China; ou talvez mais do que isso, fortalecer a própria economia dos EUA, atraindo parcerias com empresas estrangeiras, apoiando ações de empresas nacionais - como a Intel - e impulsionando a criação de novos postos de trabalho no território.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Novas fábricas da Intel nos EUA

A maioria dos dispositivos vendidos no mundo possui chips, incluindo computadores. Isso explica, em grande parte, o porquê do aumento dos preços dos eletrônicos. Aliás, oito a cada dez notebooks produzidos atualmente utiliza chips da Intel. O problema é que se a empresa tem atrasado a fabricação desses seus componentes, prejudicando também a produção de aparelhos como MacBooks, da Apple, como um verdadeiro efeito em cadeia. A vantagem da marca no mercado de tecnologia vinha caindo nos últimos anos por conta da crise global. E para continuar como líder de mercado, a empresa teve de reagir!

chips Intel
Imagem reproduzida de TecMundo

A Intel anunciou, recentemente, uma parceria com a gestora de investimentos canadense Brookfield no valor de US$ 30 bi voltados para a expansão de suas fábricas de chips semicondutores. O acordo é assim: a Intel financiará 51% do custo de construção das novas fábricas no Arizona e terá participação controladora no veículo de financiamento, enquanto a Brookfield deve deter a outra fatia do capital. Ambas irão dividir a receita que virá das fábricas. Mas não para por aí, em breve a Intel deve abrir fábricas também em Ohio e Novo México.

chips Intel
Imagem reproduzida de Adrenaline

Óbvio que a falta de chips não afeta apenas a economia dos EUA. O nosso país também precisa desse tipo de componente. Hoje, dependemos exclusivamente da produção externa. Mesmo querendo, não há solução que seja possível da noite para o dia. Contudo, o ministro das Comunicações brasileiro, Fábio Faria, anunciou recentemente que fez um memorando de entendimento com o governo sul-coreano para avaliar a possibilidade de construir uma fábrica de semicondutores no território brasileiro. A implantação seria de uma fábrica da Samsung.


Fontes: UOL, Suno Notícias, Superinteressante.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo