Imagine ser expert em currículo, tendo trabalhado por quase 30 anos na análise de resumos de qualificações profissionais e avaliado mais de 40 mil currículos. Essa é a experiência de Tina Nicolai, ex-recrutadora do Walt Disney World e fundadora da consultoria Résumé Writers.
Mais do que enxergar as qualidades de um bom currículo, ela é especialista em detectar suas falhas. A maioria diminui as chances de o candidato preencher uma vaga. Por isso, Nicolai resolveu abrir sua própria empresa e auxiliar os clientes na busca de uma nova oportunidade de trabalho - ou do funcionário ideal.
Listamos abaixo, neste artigo do Engenharia 360, os erros em currículos que a coaching considera mais irritantes. Veja quais você já cometeu e saiba como evitá-los quando for formatar seu currículo!
Desleixo
Não adianta encontrar uma vaga bacana e fazer um currículo às pressas para enviar, achando que se for um dos primeiros, receberá mais atenção. Para Nicolai, ser desleixado é o maior erro de um candidato. Por isso, não seja preguiçoso e escreva, leia e releia antes de mandar.
A profissional diz que erros de digitação, fontes não profissionais e informações desatualizadas e irrelevantes são mais comuns em um currículo do que se imagina.
Veja Também: Entenda por que a Inteligência Emocional é a grande aliada do mundo corporativo
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Resumos muito longos
Não escreva o resumo de seu currículo como se fosse o capítulo longo de um livro, com tom formal e repleto de adjetivos. Prefira listar as informações que considera mais importantes e suas principais conquistas.
Iniciar um item com o termo "Responsável por"
Começar uma frase com "responsável por" não quer dizer exatamente que você tenha desempenhado as funções citadas, deixando a informação vaga. Para Nicolai, essa atitude mostra que os requisitos de trabalho deveriam ser, sem afirmar se o candidato realmente desempenhou as funções.
Para evitar o termo, ela indica demorar um pouco mais para preparar o currículo e explicar melhor que tipo de trabalho você realizou, ao invés de mostrar aquilo que era esperado realizar.
Veja Também: Entrevista Invertida: Perguntas para Arrasar em Processos Seletivos
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Usar muitos jargões
É possível criar um ótimo currículo sem clichés como "pensar fora da caixa", "trabalhar bem em equipe" e ótimo comunicador" - afinal, são qualidades básicas que qualquer recrutador espera do candidato. Aponte as características de maneira criativa e sucinta, sem apelar para o uso dessas palavras.
Ser muito formal
Currículos excessivamente formais podem ser irritantes para o recrutador porque não são envolventes nem permitem ao leitor ter uma boa ideia da personalidade do candidato.
Fonte: Business Insider, Época Negócios e Résumé Writers.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.