Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Robô é projetado para reduzir a criminalidade

por Fabio Doom | 26/04/2016
Copiado!

Se os robôs já são realidade e estão cada vez mais inteligentes, por que não apostar neles para resolver problemas que afetam muitas pessoas diariamente, como a violência nas ruas? Foi exatamente isso que uma empresa norte-americana pensou ao criar o Knightscope K5.
robo-knightscope-k5-criminalidade-blog-da-engenharia

+ Knightscope K5: um robô contra o crime!

Com um design parecido com os robôs da franquia de filmes Star Wars, o Knightscope K5 foi projetado com foco total na segurança pública, com sensores capazes de identificar perigos e ameaças que acontecem próximas a ele. Ao contrário do que você deve estar pensando, a máquina não corre atrás de bandidos com armas super modernas, mas avisa o sistema de segurança público quando o perigo está perto.
Segundo os desenvolvedores, seu método de trabalho será monitorar e patrulhar as ruas para prever situações de risco, sem carregar armas e outros artifícios para ferir pessoas. Equipado com luzes de LED, microfones e quatro câmeras em cada lado de sua carcaça, o robô tem visão periférica do espaço e se comunicará com as autoridades por meio de wi-fi e de um GPS.
robo-knightscope k5-blog-da-engenharia
A estrutura do Knightscope K5 conta com 1,5 metro de altura, 135 kg e uma série de sensores que permitem que ele identifique cheiro, luminosidade, calor e outras manifestações do ambiente. Com isso, os criadores avaliam que, futuramente, o robô possa contribuir para a redução da criminalidade em até 50%.
“O K5 é uma alternativa para o trabalho perigoso, deixando mais estratégico e pronto para a aplicação da lei e melhora da segurança privada, de acordo com a situação”, revela Stacy Stephens, cofundador da empresa Knightscope.
Como está em desenvolvimento, ainda não há previsão de lançamento e utilização do Knightscope K5 para esse objetivo. Mas, uma coisa é fato: se for bem implementado, o robô pode ser realmente muito útil. Qualquer solução para melhorar e acabar com problemas sociais é bem vinda, não é mesmo?

Copiado!

Comentários