Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Estudo em casa: veja 4 estratégias para ter sucesso

por Clara Ribeiro | 08/12/2020
Copiado!

Estudar remotamente demanda organização e foco. Conheça dicas que podem te ajudar nessa missão!

Em março de 2020 já sabíamos que o ano seria histórico, em razão da pandemia de Covid-19. Além disso, 2020 também marcou uma expansão generalizada do ensino a distância (EAD).  

O EAD já existia antes da quarentena, e por isso mesmo diz-se que a pandemia “acelerou tendências”. No entanto, muitas pessoas tiveram esse ano o primeiro contato com a modalidade de ensino, em função do isolamento social. 

Apesar das vantagens inegáveis, estudar em casa pode ser uma cilada se você não souber se organizar. Quando acompanhamos um curso online, ou mesmo estudando por conta própria, alguns hábitos fazem toda a diferença no aprendizado. 

Sabemos que cada pessoa tem seu jeito de aprender, ainda mais quando as aulas são no conforto de casa. Confira a seguir algumas recomendações para você garantir um estudo em casa mais eficiente.

1. Organize seu espaço

Muitas pessoas veem como vantagem o fato de poder acompanhar uma aula inteira deitado na cama, e com a câmera desligada. Contudo, não é sempre que temos esse “luxo”, mesmo quando a aula é em casa. O fato é que ter um local especial para os estudos pode ser muito proveitoso, inclusive quando estudamos sozinhos.

Pode ser uma mesa estilo escritório, ou mesmo sentado em algum canto, o importante é que você crie um ambiente que faça sentido pra você. Arranje um lugar tranquilo que te ajude a focar, e não se distrair. 

pessoa estudando em casa, representando estudo durante pandemia
Imagem: Pixabay

2. Foque no que está fazendo

Falando em foco, é imprescindível evitar as distrações virtuais. As aulas remotas têm essa contradição: os mesmos aparelhos pelos quais assistimos uma aula também podem nos distrair.

Por isso, ao fazer uma aula, se habitue a fechar todos os softwares, aplicações e abas que não está usando. O mesmo vale para o celular, a não ser que seja necessário para a aula ou no caso de assistir a aula por ele. 

3. Determine seus horários

Sendo EAD ou presencial, não tem como fugir dessa dica. Uma sugestão é perguntar a si mesmo(a) o quanto você gostaria de estudar determinado assunto por dia.

Depois, faça uma lista ou tabela de horários em que você realmente pode fazer isso, de acordo com seus outros afazeres. Assim, monte sua agenda de estudo. É muito importante ter disciplina no cumprimento de horários, mas atente-se igualmente à qualidade do seu estudo. 

4 – Considere suas circunstâncias

Por fim, precisamos nos atentar às condições em que vivemos. Infelizmente, nem sempre temos em casa situações ideais para acompanhar cursos online, por diversos motivos.

Computador, internet, problemas com vizinhos, família, enfim, as variáveis são muitas. Independentemente disso, seja pragmático: não hesite em deixar claro para as pessoas ao redor (e pra você mesmo) o quão importante é aquele horário de estudo para seus objetivos.

E então, o que achou das estratégias? Não deixe de considerá-las para potencializar seu aprendizado.

Copiado!
Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.

Comentários