Engenharia 360

Como usar Inteligência Artificial para estudar Engenharia

Engenharia 360
por Redação 360
| 19/02/2024 | Atualizado em 26/02/2024 4 min
Imagem gerada em IA de Freepik

Como usar Inteligência Artificial para estudar Engenharia

por Redação 360 | 19/02/2024 | Atualizado em 26/02/2024
Imagem gerada em IA de Freepik
Engenharia 360

O futuro da educação chegou! Quem diria, mas hoje temos a tecnologia de Inteligência Artificial como uma poderosa ferramenta auxiliar dos nossos estudos nas mais diversas áreas, incluindo Engenharia. Se você está prestes a fazer vestibular, realizar concurso ou graduação, pode se inspirar na história de Ghabriel Camilo. Esse jovem está batalhando para cursar Engenharia da Computação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Neste artigo do Engenharia 360, contamos como ele usou a IA para impulsionar o seu aprendizado e alcançar seus objetivos.

inteligência artificial
Imagem reproduzida de Ghabriel Camilo, Arquivo pessoal, via Jornal da Paraíba

A Jornada de Ghabriel rumo à carreira de engenheiro

Ghabriel Camilo mora na Paraíba e estudou em uma escola pública. Seu desejo era tirar a melhor nota possível no Enem para cursar Engenharia. Apesar das dificuldades inerentes à realidade, sua determinação superou qualquer intimidação. Para reforçar seus estudos, ele buscou formas inovadoras de aprendizado. Apostou na Inteligência Artificial, especialmente no ChatGPT, da OpenAI, como ferramenta auxiliar. E deu certo; Ghabriel passou no vestibular!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O papel da Inteligência Artificial nos estudos

A história de Ghabriel é um exemplo da eficácia da IA no processo de aprendizado e pode apontar também o futuro dos estudos em Engenharia. Bem, será mesmo?

O fato é que estamos diante da integração de tecnologias emergentes voltadas ao estudo e atuação de profissionais em várias áreas. A utilização de IA pode se apresentar como um diferencial significativo para os graduandos em Engenharia. Ghabriel diz ter usado o ChatGPT para resolver questões passo a passo, permitindo que ele acompanhasse o processo de resolução e compreendesse melhor os conceitos envolvidos.

inteligência artificial
Imagem gerada em IA de Freepik

O lado positivo é que essa ferramenta proporciona, de fato, um ambiente virtual bastante interativo e estimulante. Por outro lado, há um problema nessa história. É que nem sempre os resultados apresentados pelos chatbots são precisos. Portanto, cuidado! Pode ser que essa ajuda extra infle sua confiança e lhe dê uma falsa sensação de autonomia nos estudos. O fato é que não se pode substituir o aprendizado com professores, colegas, livros, revistas especializadas, e muito mais somente pela promessa de facilidade dada pela Inteligência Artificial.

Veja Também: Quais as Notas de Corte para Engenharia em 2024?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

As dicas de Ghabriel para Estudantes

A rotina de Ghabriel pode inspirar outros estudantes, inclusive de Engenharia. O jovem adotou uma abordagem multifacetada. Para compreender as matérias, diz seguir os "três pilares da aprovação":

  1. Assistir vídeoaulas: Uma forma eficaz de absorver novos conteúdos e tirar dúvidas.
  2. Resolver questões: A prática constante é fundamental para fixar o aprendizado e desenvolver habilidades para as provas.
  3. Escrever uma redação por semana: Essa atividade contribuiu para aprimorar a escrita, um aspecto essencial para o sucesso no Enem e em outras avaliações.

Ghabriel Camilo segue uma grade de horários muito bem organizada, com uma cobertura abrangente de todas as disciplinas relevantes, dando atenção especial à Matemática, base para muitos estudos de Engenharia, e Português, porque escrever com clareza e coesão é essencial para qualquer profissional.

Onde entra a IA nisso? Somente como aliada estratégica. Afinal, essa tecnologia não é solução mágica, mas pode dar insights valiosos.

inteligência artificial
Imagem gerada em IA de Freepik

Veja Também: Dicas para Extrair o Melhor das Oportunidades Acadêmicas

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A IA como auxiliar nos estudos de Engenharia

A Inteligência Artificial pode ser uma valiosa ajuda nos estudos de Engenharia, incluindo para:

  • Identificação de dificuldades individuais dos estudantes, permitindo a personalização do ensino e o fornecimento de apoio específico.
  • Processamento de grandes quantidades de dados, facilitando o processo de pesquisa e o entendimento de conceitos complexos.
  • Previsão de resultados e ajuda na tomada de decisões, oferecendo análises e previsões baseadas em dados e algoritmos.
  • Simplificação do processo de pesquisa, automatização tarefas e aprendizado e melhorado constantemente, oferecendo soluções mais precisas e eficientes ao longo do tempo.
  • E criação de protótipos e simulações, análise de dados e comunicação e colaboração entre estudantes e profissionais.

Veja Também:


Fontes: Jornal da Paraíba.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo