O Engenharia 360 aterrissará neste domingo, 12 de fevereiro de 2023, em Nashville, no estado do Tennessee, Estados Unidos, para a cobertura especial do 3DEXPERIENCE World 2023, um dos maiores eventos de engenharia do mundo. E por falar em engenharia, uma das atrações da cidade é justamente a John Seigenthaler Pedestrian Bridge, uma estrutura de 960 metros que foi inaugurada no início do século passado. Quer conhecê-la? Então, confira detalhes da sua história no texto a seguir!
A história da ponte John Seigenthaler
Originalmente, a John Seigenthaler Pedestrian Bridge era chamada de Shelby Street Bridge ou Shelby Avenue Bridge. Esta ponte, sobre o rio Cumberland, no quarteirão ao sul da Broadway, conectando a Sparkman Street e a Shelby Avenue, em Nashville, terminou de ser construída em 1906. E ela é considerada uma referência para a Engenharia Civil, pois foi a primeira estrutura de ponte de treliças arqueadas de concreto na América do Norte. Aliás, a saber, seu projeto foi supervisionado pelo engenheiro Howard M. Jones; os desenhos arquitetônicos originais estão arquivados no Metro Transportation Offices.
Agora, por que o novo nome John Seigenthaler Pedestrian Bridge ao invés de Shelby Street Bridge? Bem, o rebatismo aconteceu em 2014, em homenagem a John Seigenthaler, jornalista e defensor de direitos civis. Isso porque, na década de 1950, enquanto fazia reportagens para o jornal The Tennessean, ele impediu fisicamente um homem suicida de pular da ponte.
Por fim, em 1998, a John Seigenthaler Pedestrian Bridge foi admitida no Registo Nacional de Lugares Históricos por conta do seu design único.
Veja Também: Parthenon de Nashville: descubra a impressionante réplica do antigo templo de Atenas
A estrutura da John Seigenthaler Pedestrian Bridge
Durante muitas décadas, a ponte John Seigenthaler esteve bem preservada. Sua estrutura é composta de treliças Parker conectadas por pinos, com uma única treliça Pratt conectada por pinos na extremidade leste; o interessante é que esse vão de treliça dava para dentro de um prédio. Já para o oeste, há dois vãos únicos de acesso em concreto, semelhantes a arcos amarrados comumente erguidos na europa na mesma época.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Infelizmente, com o passar dos anos, o concreto da John Seigenthaler Pedestrian Bridge começou a se deteriorar e se fragmentar. Em certo momento, entre os anos de 1920 e 1930, alguns vãos de concreto armado, dentro os 48 originais, precisaram ser substituídos por vãos modernos, além disso, peças de treliças de aço. Em 1998, a decisão final do município de Nashville foi fechar a ponte para tráfego de automóveis e restaurá-la apenas para uso de pedestres. Inclusive, hoje esta estrutura é considerada uma das maiores pontes para pedestres do mundo.
Observação: o tráfego de veículos da John Seigenthaler foi passada para uma nova ponte, chamada Gateway Bridge, agora conhecida como a Ponte Memorial dos Veteranos da Guerra da Coreia.
Veja Também: Nashville, nos EUA: música, arquitetura e gastronomia marcam a cidade do country
A criação de uma nova atração turística para Nashville
Talvez valesse mais para Nashville a demolição da ponte John Seigenthaler. Porém, políticos e especialistas em engenharia consideraram a estética, a arquitetura e a história desta obra e resolveram mantê-la na paisagem da cidade. Após ser convertida como ponte de pedestres, receber elevador, rampas, escadas, uma faixa central com 4,6 m de largura para acomodar bicicletas, nova iluminação, e representações artísticas da história da vida no rio Cumberland na sua grade de metal, a ponte virou cartão-postal, atraindo visitas de milhares de turistas todos os anos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Observação: a John Seigenthaler Pedestrian Bridge também fica muito próximo de outra atração interessante de Nashville, o Estádio Nissan, usado principalmente para futebol e é o campo.
Fontes: Wikipédia.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.