Engenharia 360

Do Laboratório ao Mercado: A Especialização em Engenharia Farmacêutica para Engenheiros

Engenharia 360
por Redação 360
| 02/06/2023 4 min
Imagem de Freepik

Do Laboratório ao Mercado: A Especialização em Engenharia Farmacêutica para Engenheiros

por Redação 360 | 02/06/2023
Imagem de Freepik
Engenharia 360

O campo da Engenharia Farmacêutica tem se mostrado cada vez mais relevante, à medida que a demanda por medicamentos e terapias inovadoras continua a crescer. Então, nesse cenário, a especialização nessa área surge como uma valiosa oportunidade para engenheiros que, por exemplo, desejam migrar do laboratório para o mercado.

Pensando nisso, o Engenharia 360 vai abordar, neste texto, os benefícios e desafios dessa especialização, destacando a importância da combinação entre conhecimentos técnicos e habilidades empreendedoras para o sucesso na indústria farmacêutica. O lado positivo é que, ao examinar essa trajetória, você terá a chance de compreender como a Engenharia Farmacêutica é capa de capacitar bem engenheiros para enfrentarem os complexos desafios do setor e impulsionar a inovação, contribuindo para a melhoria da saúde e qualidade de vida das pessoas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

engenharia farmacêutica
Imagem de usertrmk em Freepik

Quais as perspectivas de trabalho para a profissão de engenheiro farmacêutico?

No mercado de trabalho, a profissão de engenheiro farmacêutico é vista de maneira excelente. As empresas valorizam a participação desse profissional para aprimorar e preservar a qualidade dos seus processos Com a crescente demanda por ciências médicas, especialmente no contexto atual, a área se torna ainda mais destacada, e não faltam oportunidades de emprego para engenheiros farmacêuticos.

Antes de tudo, devemos destacar que, aqui no Brasil, as diretrizes que regulamentam a produção de medicamentos e que o engenheiro farmacêutico deve garantir incluem as 'Boas Práticas de Fabricação' (BPF). O engenheiro farmacêutico deve assegurar, portanto, o cumprimento dessas diretrizes, buscando a implementação de concepções modernas nos laboratórios e fábricas, garantindo a qualidade e segurança das produções na indústria farmacêutica.

Agora, a melhor parte: a remuneração média da profissão de engenheiro farmacêutico é considerada alta nos dias atuais, com uma média salarial em torno de R$ 7.387,33.

engenharia farmacêutica
Imagem de usertrmk em Freepik

Veja Também: Avanços da ciência: pesquisadores criam técnica para produção de fígado em laboratório

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quais as atribuições necessárias para trabalhar como engenheiro farmacêutico?

O engenheiro farmacêutico tem diversas atribuições específicas no dia-a-dia, incluindo:

  • Ajudar a modernizar os processos de produção farmacêutica.
  • Aperfeiçoar processos e otimizar a produtividade.
  • Auxiliar na implementação de sistemas automatizados e computacionais.
  • Buscar certificações para a empresa.
  • Incentivar a qualificação da equipe.
  • Aprimorar as ferramentas de gestão industrial.
  • Participar da elaboração e execução de projetos da fábrica.
  • Analisar a operacionalidade das atividades.
  • E avaliar a necessidade de mudanças ou inovações.

Quais as melhores oportunidades de emprego no ramo da Engenharia Farmacêutica?

O ramo da Engenharia Farmacêutica oferece uma grande variedade de atividades e oportunidades profissionais, especialmente na gestão e aprimoramento das indústrias. Alguns exemplos de ocupações para os engenheiros farmacêuticos estão relacionados a seguir:

Biossegurança

Envolve a implementação de medidas e protocolos para garantir a segurança dos trabalhadores e a proteção do meio ambiente em ambientes farmacêuticos. Isso inclui o manuseio adequado de substâncias químicas, descarte de resíduos, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e a implementação de boas práticas de laboratório.

Logística

Refere-se ao planejamento, controle e gestão eficiente do fluxo de materiais, produtos e informações ao longo da cadeia de suprimentos farmacêutica. Isso envolve o transporte, armazenamento e distribuição dos medicamentos de forma segura e oportuna, levando em consideração as regulamentações aplicáveis e a gestão dos estoques.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Gestão estratégica

Envolve a definição e implementação de estratégias e políticas para maximizar a eficiência e competitividade das empresas farmacêuticas. Isso inclui análises de mercado, desenvolvimento de novos produtos, gerenciamento de riscos, tomada de decisões estratégicas, planejamento financeiro e gestão de recursos humanos.

engenharia farmacêutica
Imagem de Freepik

Fabricação de medicamentos

Compreende o desenvolvimento, formulação e produção de medicamentos, incluindo a seleção e aquisição de matérias-primas, o controle de qualidade dos produtos e processos, a validação de métodos analíticos e a garantia da conformidade regulatória.

Planejamento industrial

Envolve o planejamento e a organização da produção farmacêutica em larga escala, levando em consideração fatores como capacidade produtiva, demanda de mercado, otimização de processos, controle de custos e gerenciamento de projetos.

engenharia farmacêutica
Imagem de usertrmk em Freepik

Quais são os Bacharelados oferecidos relacionados à Engenharia Farmacêutica?

Em resumo, as áreas de conhecimento relacionadas à produção de medicamentos que podem levar a uma carreira de engenheiro farmacêutico incluem a Engenharia, além da Farmácia, Química, Medicina Veterinária, Biologia e Administração. É importante escolher uma boa faculdade para obter a base necessária para desenvolver a carreira e ter sucesso nessa profissão. O mercado de trabalho para engenheiros farmacêuticos é excelente, especialmente nas indústrias farmacêutica e farmoquímica, e a média salarial é atrativa.

A escolha da faculdade correta para estudar Engenharia Farmacêutica é de extrema importância, pois uma formação de qualidade proporciona uma base sólida de conhecimento e habilidades necessárias para atuar na área. Uma faculdade bem conceituada oferecerá um currículo adequado, professores qualificados e recursos adequados para o aprendizado.

Confira algumas instituições que oferecem o curso de especialização em Engenharia Farmacêutica:

Veja Também:


Fontes: Unopar.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo