O universo das normas técnicas é essencial para garantir a segurança e eficiência das instalações hidráulicas e de esgoto em nossas construções. Entre elas, a NBR 8160 se destaca como guia fundamental para projetos de esgoto - enquanto a NBR 5626 abrange as instalações de água fria.
No entanto, mesmo com a importância dessas normas, é comum encontrar dificuldades em compreender suas diretrizes devido à complexidade de sua linguagem. É nesse contexto que este artigo do Engenharia 360 surge com o objetivo claro de descomplicar cada ponto da NBR 8160 em forma de mini dicionário do esgoto em edifícios, esclarecendo as dúvidas que podem surgir ao estudá-la. Portanto, acompanhe-nos nesta jornada de tornar a norma mais acessível e compreensível para todos os interessados no tema.
Barrilete de ventilação
Quando os tubos de ventilação chegam na cobertura, ao invés de fazer um furo no telhado para cada um deles, é possível uni-los para que somente um tubo atravesse o telhado. Então isso é um barrilete de ventilação.

Caixa de gordura
Item comum na maioria das casas, a caixa de gordura é destinada a reter toda a gordura das pias de cozinha. Aliás, vale destacar que a gordura tende a subir e ficar retida na parte superior da caixa, evitando assim que ela siga na tubulação adiante.
Caixa de inspeção
Caixa onde fazemos a desobstrução do esgoto em caso de entupimento. Usado também para junção do esgoto primário do térreo, mudança de declividade e de direção da tubulação.

Veja Também: Os 10 Maiores Equívocos que Comprometem uma Obra
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Caixa sifonada
Caixa que recebe as tubulações de esgoto secundário. Funciona como um desconector, evitando assim o retorno de mau cheiro para a edificação.

Coletor predial
Tubulação que fica entre a última caixa de inspeção da edificação e o coletor público de esgoto.

Desconector
São peças com uma camada líquida que impede o retorno de gases para a edificação. Por exemplo: Ralo sifonado, caixa sifonada e sifão sanfonado. Essa camada líquida é chamada de fecho hídrico.

Dispositivo de inspeção
Toda peça usada para ter acesso à tubulação de esgoto. Geralmente caixas e tês de inspeção.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO

Instalação primária de esgoto
Toda tubulação que contém gases provenientes do coletor público de esgoto, fossa, etc. Ou seja, toda tubulação que recebe esgoto do vaso sanitário é considerada primária.
Instalação secundária de esgoto
Diferente da primeira, são conjuntos de tubulações que não têm acesso aos gases da rede primária de esgoto. Geralmente são as tubulações que ligam no ralo sifonado, que faz o papel de desconector.

Ramal de esgoto
Tubulação primária que liga diretamente no vaso sanitário e a tubulação que vem logo em seguida a um desconector.
Ramal de ventilação
Tubo de ventilação que sai da tubulação de esgoto e liga com a coluna de ventilação. Toda tubulação de esgoto possui gases que devem ser eliminados na atmosfera. E o tubo ventilador é o responsável por esse trabalho.
Ventilação primária
A NBR 8160 diz que todo tubo de queda de esgoto deve ser prolongado até a atmosfera. Sendo assim, essa tubulação é denominada de ventilação primária.
Ventilação secundária
Nada mais é do que as demais tubulações de ventilação do projeto, como citado nos outros itens acima.

Considerações adicionais sobre a NBR 8160
Novamente, precisamos dizer que a NBR 8160 estabelece normas e diretrizes para instalações prediais de esgoto, garantindo um correto funcionamento e evitando problemas relacionados ao tratamento e disposição dos efluentes. E outras orientações presentes na norma são:
- Separação de tubulações: É proibida a união de tubos de esgoto e águas pluviais, exigindo a existência de redes separadas para coleta de esgoto e águas pluviais.
- Sistema próprio de tratamento: Caso não haja rede pública de coleta, é necessário implementar um sistema próprio de tratamento de esgoto, como fossa, filtro e sumidouro.
- Cuidados com o traçado da tubulação: É recomendado evitar que o traçado da tubulação passe sobre o forro de quartos e salas de estar para reduzir ruídos. Caso necessário, medidas para minimizar os ruídos devem ser adotadas.
- Encaminhamento de esgoto de tanques e máquinas de lavar: Todo esgoto proveniente de tanques e máquinas de lavar deve ser direcionado para uma caixa sifonada no térreo, com tubulação e caixa exclusiva para esse fim.
- Mudança de direção dos tubos: Mudanças de direção em trechos horizontais devem ser feitas com joelhos ou curvas de 45 graus. Para mudanças em 90 graus, deve-se utilizar dois joelhos de 45 graus. Mudanças de direção vertical para horizontal podem ser feitas com peças de 90 graus, como curvas de raio longo ou dois joelhos de 45 graus.
- Junções e dispositivos de inspeção: A união de tubulações vindas do vaso sanitário deve ser feita com uma peça de junção simples, seguida por um dispositivo de inspeção, como um "tê" de inspeção. Os tubos enterrados vindos dos vasos sanitários devem ser unidos apenas por caixas de inspeção.
- Caixas de gordura: Os tubos destinados à pia de cozinha devem chegar na caixa de gordura no pavimento térreo em tubulações exclusivas. A caixa de gordura deve ser instalada em um local de fácil acesso para limpeza.
- Caixas de inspeção: As caixas de inspeção devem estar presentes no máximo a cada 2 metros, quando um tubo de queda segue da vertical para a horizontal no térreo. Essas caixas devem estar localizadas em áreas comuns do prédio para facilitar a manutenção em caso de entupimento.
- Sistema de ventilação: As extremidades dos tubos de ventilação devem estar posicionadas acima do telhado, a uma distância mínima de 4 metros de qualquer janela. É recomendado que os tubos ultrapassem o telhado em 30 centímetros e sejam protegidos contra a entrada de insetos e água da chuva, o que pode ser feito utilizando peças terminais de ventilação.
A NBR 8160, de fato, é uma referência importante para o estudo das instalações prediais de esgoto. Nossas explicações anteriores têm o intuito de auxiliá-lo a compreender de forma mais clara os elementos essenciais relacionados à instalação de esgoto e suas características.
Se você tiver alguma dúvida adicional sobre a NBR 8160, sinta-se à vontade para escrevê-las na seção de comentários abaixo!
Veja Também:
Fontes: Total Construção.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários

Simone Tagliani
Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital e Gestão de Projetos; estudante de Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.