Engenharia 360

Você sabia? 7 objetos cotidianos que emitem radiação e você nem desconfia

Engenharia 360
por Fabio Doom
| 24/02/2016 | Atualizado em 06/07/2023 4 min
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay

Você sabia? 7 objetos cotidianos que emitem radiação e você nem desconfia

por Fabio Doom | 24/02/2016 | Atualizado em 06/07/2023
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
Engenharia 360

Nota: Existem casos de radiação que é do nosso conhecimento. Por exemplo, o acidente radiológico de Césio-137 ocorreu em Goiânia em 1987. Catadores encontraram uma substância radioativa em um aparelho abandonado, vendendo-a inadvertidamente e causando contaminação em mais de mil pessoas, resultando em quatro mortes. A cidade foi evacuada, mas atualmente não há mais áreas de risco, embora os resíduos ainda apresentem perigo por mais 200 anos.

Também podem acontecer grandes acidentes nucleares. Nesse momento, o Japão planeja liberar água radioativa tratada de Fukushima no oceano, após a aprovação da ONU. Há preocupações sobre os riscos e impactos ambientais e à saúde humana. A água contém trítio, um isótopo radioativo que não pode ser removido. A liberação será gradual e monitorada, mas países vizinhos e cientistas têm opiniões divergentes sobre a segurança da medida.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


A radiação pode ser produzida de forma artificial ou natural. Não só as usinas nucleares, o micro-ondas e as bombas atômicas tem esse efeito, que pode ser prejudicial ou não dependendo da fonte. Existe uma diversidade de coisas bem próximas de nós que são radioativas e nem imaginamos. Para te surpreender, o 360 lista 7 delas:

1. Banana

Devido a seu código genético, a banana produz muita radiação. Você pode até se assustar, mas esse fato não afeta a saúde humana, ao menos que se coma uma quantidade enorme dessa fruta saborosa.

elementos que emitem radiação
Imagem de Pete Linforth por Pixabay

2. Castanha do Pará

Embora pareça inocente, a castanha do Pará é um dos alimentos mais radioativos do mundo. O motivo é porque a árvore cresce tão profundamente que acaba absorvendo altas quantidades de rádio, um mineral que produz radiação naturalmente. O consumo da castanha também não oferece perigo, somente se for consumida em excesso.

elementos que emitem radiação
Imagem de K L por Pixabay

Veja Também: Lâmpada incandescente vs. lâmpada de LED: conheça o novo dispositivo que recicla calor

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

3. Caixa de areia de gatos

A argila bentonítica, material presente na areia dos bichanos, é eficaz na absorção das fezes e urina desses animais. Embora tenha uma função nobre, essa argila contém taxas de urânio e tório em sua composição, outros minerais radioativos.

elementos que emitem radiação
Imagem de K L por Pixabay

4. Cigarro

Entre as inúmeras substâncias prejudiciais para o organismo, o cigarro possui chumbo-210 e polônio-210, liberados no ar quando é aceso e inalado pelo fumante. Por isso a fumaça é considerada extremamente tóxica tanto para o usuário quanto para as pessoas próximas. Não é à toa que o câncer de pulmão é um dos que mais mata em todo o mundo.

elementos que emitem radiação
Imagem de klimkin por Pixabay

5. Papel brilhante de revistas

Nada como ler uma revista novinha, com as aquelas páginas brilhantes e lindas. Pena que para conseguir esse aspecto, é utilizado o caulim na fabricação nas folhas, tipo de argila que também tem bons níveis de tório e urânio.

elementos que emitem radiação
Imagem de kconcha por Pixabay

Veja Também: Explorando a Lei de Gauss na Prática: Aplicações na Engenharia

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

6. Detectores de fumaça

Grande parte desses objetos tem em sua composição o elemento amerício, que também emite radiação. O único risco que você tem com esse produto é caso quebre o detector e inale a fonte perigosa.

elementos que emitem radiação
Imagem de Brigitte Werner por Pixabay

7. Grand Central Station

Uma das estações de trem mais famosas dos Estados Unidos produz tanta radiação quanto uma usina nuclear, tudo porque sua estrutura foi construída com granito, uma pedra que contém traços de urânio.

elementos que emitem radiação
Imagem de Fcb981, Eric Baetscher, via Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_Grand_Central#/media/Ficheiro:Image-Grand_central_Station_Outside_Night_2.jpg

Veja Também:


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Fabio Doom

Redator de conteúdo e radialista experiente.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo