Engenharia 360

Construção Seca: Compreensão e Oportunidades de Empreender com esta Tecnologia

Engenharia 360
por Redação 360
| 27/09/2023 5 min
Imagem reproduzida de rawpixel | Original public domain image from Flickr

Construção Seca: Compreensão e Oportunidades de Empreender com esta Tecnologia

por Redação 360 | 27/09/2023
Imagem reproduzida de rawpixel | Original public domain image from Flickr
Engenharia 360

O setor da construção civil é um dos que mais passou por mudanças nos últimos anos. Muitas tendências foram lançadas, sendo uma delas a chamada "construção seca".

O termo "construção seca" se refere a um método de projeto e construção de casa. Inclusive, a saber, um exemplo é o das empresas que vêm faturando alto - na casa dos milhões em 2022 - com a tecnologia conhecida como "steel frame". Neste artigo do Engenharia 360, vamos explorar em profundidade o que é a construção seca, como funciona o steel frame e as oportunidades de empreender neste setor em crescimento.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Construção Seca Steel Frame
Imagem reproduzida de rawpixel | Original public domain image from Flickr

A Revolução na Indústria da Engenharia Civil com a Construção Seca

A construção seca é uma abordagem moderna, interessante e significativa no campo da construção civil. Contudo, a mesma, em comparação com os métodos de construção tradicionais, sofre bastante resistência por parte dos projetistas, construtores e clientes de Engenharia e Arquitetura.

Na construção seca não se costuma usar tijolos, e nada mesmo de cimentos e outros materiais nessa linha. No lugar, usa-se estruturas metálicas leves e pré-fabricadas, em que se faz a produção em massa dos principais elementos da estrutura, como paredes, partes hidráulicas, elétricas e de isolamento, em uma fábrica centralizada. Com isso, ganha-se muita, mas muita eficiência!

Explicando melhor, toda a estrutura de uma casa pode ser produzida com alta precisão na fábrica da empresa; desperdício de materiais, reduzindo significativamente o impacto ambiental em comparação com as construções tradicionais que geram grandes quantidades de entulho. Além disso, a construção seca elimina o desperdício de água, um recurso precioso e cada vez mais escasso.

Construção Seca Steel Frame
Imagem reproduzida de rawpixel | Original public domain image from Flickr

Veja Também: Casas pré-moldadas de metal: a chave para uma construção sustentável e eficiente no futuro

A Tecnologia por Trás da Construção Seca Steel Frame

Como já se pôde entender, adotando a técnica da construção seca, o processo de obras de Engenharia e Arquitetura torna-se surpreendentemente rápido e eficiente! O maior trabalho estará na montagem das estruturas pré-fabricadas e no acabamento final. E o tempo de conclusão só dependerá do tamanho da edificação erguida e da experiência da equipe de montagem.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A construção seca em steel frame se destaca por sua versatilidade e resistência. E é por isso que, apesar de qualquer resistência de mercado, já está sendo amplamente adotada em muitos projetos de construção de Engenharia e Arquitetura.

Vale lembrar que peças de aço como esqueleto principal são atrativas, pois podem criar estruturas de edifícios mais leves, duráveis e resistentes a incêndios, terremotos e outros desastres naturais. Especialmente o steel frame permite grande flexibilidade no design e na disposição interna dos edifícios, adaptando-se a uma variedade de usos, desde residenciais a comércios. Ademais, o modelo permite a instalação de isolamento térmico e acústico de alta qualidade, garantindo conforto interno e economia de energia.

Construção Seca Steel Frame
Imagem reproduzida de rawpixel | Original public domain image from Flickr

As Melhores Oportunidades de Empreendedorismo na Construção Seca

Agora vamos falar do aspecto financeiro dessa tecnologia. A construção seca tem hoje um grande potencial no mundo do empreendedorismo. Uma matéria publicada no G1 no mês de setembro de 2023 destacou a história de uma empresa em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, que faturou R$ 3 milhões em 2022 com steel frame. A justificativa? É que há uma crescente demanda por soluções de construção mais eficientes e ecológicas.

Para quem está interessado em ingressar nesse mercado, existem opções de franquia que oferecem uma entrada estratégica. O modelo de negócio mencionado no G1, por exemplo, envolve fornecer aos franqueados um kit completo para a montagem, juntamente com a tecnologia necessária. Claro que os franqueados ficam responsáveis pela construção das casas. O lado positivo de tudo é que reduz a barreira de entrada para novos empreendedores e oferece suporte técnico e orientação da empresa-mãe.

Construção Seca Steel Frame
Imagem reproduzida de rawpixel | Original public domain image from Flickr

Veja Também: Conheça o sistema de construção à seco Light Steel Frame

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ideias para novos empreendedores

Certamente, essa expansão do negócio através do sistema de franquias demonstra o potencial de empreendimento e crescimento neste campo. Mas é importante dizer que empreender na construção seca não se limita apenas à montagem de casas. Uma série de serviços relacionados também estão em demanda crescente. São mais oportunidades que os empreendedores podem explorar:

  • Fabricação de Componentes: Empresas que produzem componentes pré-fabricados, como painéis de parede, telhados e sistemas elétricos/hidráulicos, podem fornecer soluções para construtoras, impulsionando o crescimento e a lucratividade.
  • Treinamento e Consultoria: Empreendedores podem oferecer cursos, workshops e serviços de consultoria para profissionais da construção que desejam aprender e implementar a construção seca.
  • Design Sustentável: Especialização em projetar edifícios sustentáveis que maximizem a eficiência energética e minimizem o impacto ambiental, atendendo a uma clientela consciente da sustentabilidade.
  • Manutenção e Reparação: Empresas especializadas em oferecer serviços de manutenção para casas e edifícios construídos com a técnica de steel frame.
  • Revenda de Materiais e Equipamentos: Abrir lojas de suprimentos especializados que fornecem os materiais necessários para a construção seca, como estruturas metálicas e isolamento térmico.
  • Inovação Tecnológica: Oportunidades para desenvolver e comercializar novas tecnologias e ferramentas que tornem o processo de construção seca ainda mais eficiente e sustentável.

A ideia de trazermos esse debate sobre a construção seca em steel frame para o Engenharia 360 é inspirar novos empreendedores, empreendedores visionários, que desejam apostar numa solução viável, num campo fértil, e que desejam entrar em um setor em crescimento.

Portanto, para aqueles que buscam oportunidades de negócios inovadores, a construção seca é um campo a ser explorado com entusiasmo e determinação.

Veja Também:


Fontes: G1.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo