Na engenharia moderna, a integração com novas tecnologias é essencial. Ferramentas digitais, como softwares de modelagem 3D, transformam processos que vão desde o planejamento de projetos até a execução de obras. Essas inovações permitem que engenheiros criem modelos virtuais precisos e eficientes, otimizando tempo e recursos. Além disso, a representação tridimensional digital é uma das principais ferramentas usadas para a criação de protótipos e execução de obras através da impressão 3D.
Quer saber como a modelagem 3D pode impactar sua carreira ou o seu projeto de engenharia? Continue lendo este artigo do Engenharia 360 para descobrir!
O que é modelagem 3D na engenharia?
A modelagem 3D é uma representação gráfica tridimensional que simula objetos ou sistemas no mundo real. Usada principalmente para pré-visualização de projetos, ela facilita a análise de resultados e a correção de possíveis erros antes da execução física.
Atualmente, esses protótipos virtuais podem esclarecer uma série de questões das engenharias - como simular o funcionamento de sistemas montados, prever e corrigir problemas, e fazer o planejamento correto de processos de fabricação. E esse processo deve contar com a ajuda de softwares denominados CAD - Computer Aided Design -, como o SOLIDWORKS, que se valem de recursos matemáticos para representar diversas formas geométricas, das mais simples às mais complexas.
Inclusive, vale destacar que a modelagem 3D pode ser utilizada até mesmo em canteiro de obras, servindo ao seu planejamento e organização, garantindo o seu funcionamento correto e a segurança de todos os envolvidos!
Veja Também: O que é CAD e para que servem os softwares CAD?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Quais os tipos de modelagem 3D utilizados na engenharia?
A modelagem 3D pode ser classificada em três tipos principais, de acordo com a abordagem e a aplicação:
- Modelagem Sólida: Onde o projetista é capaz de elaborar peças e objetos com proporções e características similares a um modelo real seguindo a mesma lógica do processo de fabricação, podendo fazer alterações em cada etapa do projeto sem precisar começar do zero.
- Modelagem de Superfície: Utilizada pelos projetistas para modelar as superfícies de uma peça, mas deixando o seu interior oco, apenas para avaliar as propriedades estéticas de um produto.
- Modelagem Orgânica: Menos comum nas engenharias e mais comum na indústria cinematográfica, com a modelação feita direta nas superfícies, permitindo manipular os objetos de forma livre, como se faria para testar o design de aerodinâmicos automotivos.
Vantagens de aprender modelagem 3D na engenharia
Aprender a modelar projetos 3D é essencial para aqueles profissionais que desejam ser empreendedores ou se destacar de outros candidatos a vagas de trabalho nas engenharias. Pode-se dizer que é a melhor alternativa, hoje, para o desenvolvimento do design conceitual, modelagem de ideias e consolidação de protótipos. Tudo isso é feito com muito menos tempo e dinheiro, ainda com os trabalhos de todos os envolvidos muito bem sincronizados, atendendo bem e com mais qualidade às demandas dos clientes.
Com os 3Ds é possível controlar melhor locomoção e movimentação de maquinários em fábricas e canteiros de obras. Fazer adequações constantes dos modelos de produtos e da linha de produção. Prever e organizar sistemas de trabalho. Definir corretamente espaços destinados aos trabalhadores. E isso tudo é só o começo da lista!
Principais benefícios da modelagem 3D para a engenharia
- Gerenciamento de produtos mais rápido e preciso, com validação e ressignificação das métricas;
- Conciliação de inovação, criatividade e praticidade;
- Melhor visualização das métricas das respectivas demandas;
- Melhor elaborações de produtos, dimensionamento de peças e componentes, além de análises térmicas, estruturais, magnéticas, fluidodinâmicas, dentre outras, tornando os projetos mais confiáveis, eliminando potenciais erros de processos;
- Elaboração de animações para propagandas e apresentações de trabalho;
- Mais segurança para os canteiros de obras via modelo digitalizado das instalações e estruturas utilizadas, prevendo e, assim, evitando possíveis acidentes;
- E diminuição do tempo gasto nas etapas, fazendo aumentar o grau de competitividade de um negócio.
Como a modelagem 3D se integra ao BIM para maior eficiência na engenharia
A integração da modelagem 3D com o sistema Building Information Modeling (BIM) potencializa ainda mais os benefícios dessa tecnologia. O BIM permite um planejamento mais colaborativo e eficiente, com um modelo digital compartilhado entre todos os envolvidos no projeto. Isso garante maior controle, qualidade e precisão, transformando a execução de obras e o design de produtos em processos mais ágeis e seguros.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.