Pode-se dizer que, hoje em dia, a Engenharia praticamente caminha de mãos dadas com as novas tecnologias. Estamos falando, por exemplo, de ferramentas digitais que tornam diversos processos, do projetar ao vender um trabalho, muito mais fáceis. É possível com isso, por exemplo, planejar projetos de forma bem mais eficiente e concreta. Um exemplo é a modelagem 3D, que traz diversos benefícios para o setor, até mesmo para a execução de obras por meio da impressão 3D. Ou seja, é um mundo novo e você precisa conhecê-lo! Saiba mais no texto a seguir!
O que é modelagem 3D?
Antes de tudo, precisamos esclarecer que modelagem 3D é uma representação gráfica. E para que ela serviria? Bem, principalmente para a pré-visualização de resultados, via figuras tridimensionais, que podem vir a ser alcançados na realidade, assim como o esperado. Então, hoje, esses protótipos virtuais podem esclarecer uma série de questões das engenharias – como simular o funcionamento de sistemas montados, prever e corrigir problemas, e fazer o planejamento correto de processos de fabricação. E esse processo deve contar com a ajuda de softwares denominados CAD – Computer Aided Design -, como o SolidWorks, que se valem de recursos matemáticos para representar diversas formas geométricas, das mais simples às mais complexas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO

Inclusive, vale destacar que a modelagem 3D pode ser utilizada até mesmo em canteiro de obras, servindo ao seu planejamento e organização, garantindo o seu funcionamento correto e a segurança de todos os envolvidos!
Quais os tipos de modelagem 3D que existem?
Por meio dos softwares de CAD, é possível realizar 3 tipos diferentes de modelagem 3D. São eles:
Leia Mais
- Modelagem Sólida: onde o projetista é capaz de elaborar peças e objetos com proporções e características similares a um modelo real seguindo a mesma lógica do processo de fabricação, podendo fazer alterações em cada etapa do projeto sem precisar começar do zero.
- Modelagem de Superfície: utilizada pelos projetistas para modelar as superfícies de uma peça, mas deixando o seu interior oco, apenas para avaliar as propriedades estéticas de um produto.
- Modelagem Orgânica: menos comum nas engenharias e mais comum na indústria cinematográfica, com a modelação feita direta nas superfícies, permitindo manipular os objetos de forma livre, como se faria para testar o design de aerodinâmicos automotivos.

Quais as vantagens de aprender a modelar em 3D?
Aprender a modelar projetos 3D é essencial para aqueles profissionais que desejam ser empreendedores ou se destacar de outros candidatos a vagas de trabalho nas engenharias. Pode-se dizer que é a melhor alternativa, hoje, para o desenvolvimento do design conceitual, modelagem de ideias e consolidação de protótipos. Tudo isso é feito com muito menos tempo e dinheiro, ainda com os trabalhos de todos os envolvidos muito bem sincronizados, atendendo bem e com mais qualidade às demandas dos clientes.
Com os 3Ds é possível controlar melhor locomoção e movimentação de maquinários em fábricas e canteiros de obras. Fazer adequações constantes dos modelos de produtos e da linha de produção. Prever e organizar sistemas de trabalho. Definir corretamente espaços destinados aos trabalhadores. E isso tudo é só o começo da lista! Veja mais no tópico adiante!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO

Qual a lista de benefícios trazidos para as engenharias com a modelagem 3D?
- Gerenciamento de produtos mais rápido e preciso, com validação e ressignificação das métricas;
- Conciliação de inovação, criatividade e praticidade;
- Melhor visualização das métricas das respectivas demandas;
- Melhor elaborações de produtos, dimensionamento de peças e componentes, além de análises térmicas, estruturais, magnéticas, fluidodinâmicas, dentre outras, tornando os projetos mais confiáveis, eliminando potenciais erros de processos;
- Elaboração de animações para propagandas e apresentações de trabalho;
- Mais segurança para os canteiros de obras via modelo digitalizado das instalações e estruturas utilizadas, prevendo e, assim, evitando possíveis acidentes;
- E diminuição do tempo gasto nas etapas, fazendo aumentar o grau de competitividade de um negócio.

Aqui vai uma dica final: é possível investir em modelagem 3D para diversos projetos de Engenharia. Mas isso se torna ainda mais eficiente se você conseguir unir modelagem 3D ao sistema Building Information Modeling (BIM)!
Fontes: IBEC, CIMATECjr.
Comentários
