Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Conheça 8 engenheiros das histórias em quadrinhos

por Matheus Martins | 25/05/2020
Copiado!

Talvez você nunca tenha parado pra pensar na profissão de super-heróis ou super-vilões. O fato é que, alguns deles também são engenheiros.

Nas histórias em quadrinhos existem vários personagens que demonstram dominar habilidades de engenharia, demonstram capacidade analítica elevada e capacidade de criação acima da média. Na maioria dos casos, estes personagens são engenheiros.

Nós encontramos alguns e vamos apresentá-los:

1. Doutor Destino

O Dr. Destino (também conhecido como Dr. Doom), ou Victor von Doom, é um supervilão da Marvel. Seu personagem é um líder da Lavtéria, e um dos mais sofisticados tecnologicamente no universo da Marvel.

Ele é lavteriano de origem, mas desenvolveu seu talento na ciência desde a infância e acabou estudando Universidade Estadual de Hegeman, em Nova Iorque.

Imagem frontal da face do Doutor Destino, com sua armadura e máscara metálica, coberto com capuz verde.
Imagem: gameplaymechanix.com

Em sua jornada, sofreu um acidente em um experimento na universidade, que o deixou desfigurado. O acidente o levou a ser expulso da universidade. Victor, no entanto, é um grande autodidata em nível de pós-graduação e combina todo seu conhecimento em engenharia mecatrônica com magia.

Algum tempo depois de seu acidente, com ajuda de monges tibetanos, construiu uma armadura, a qual se tornou sua marca registrada, e conta também com requintes tecnológicos.

2. Peter Parker

O Homem-aranha, ou Peter Parker, é um super-herói conhecido especialmente por suas sobrenaturais como a força e o seu sentido aranha.

Duas imagens lado a lado. A imagem da esquerda contém a face do homem-aranha com uma mochila nas costas. A imagem da direita mostra o acessório lançador de teia.
Imagem: acsta.net

No entanto, é preciso destacar o intelecto genial de Peter. Além de ser um cientista, é também um grande inventor, tendo projetado e construído todo seu equipamento.

Peter foi engenheiro criativo do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento dos Laboratórios Horizon, tendo feito também mestrado em biofísica e doutorado em bioquímica.

3. Doutor Octopus

Doutor Octopus, ou Otto Octavius, é um vilão da Marvel. Com uma origem de família pobre, em Nova Iorque, ele superou os questionamentos e se tornou um grande inventor e engenheiro.

Imagem do Doutor Octopus com seus braços mecânicos.
Imagem: einerd.com.br

Ele é um dos inimigos do Homem-aranha e se usa de sua grande invenção: Projetou e construiu seus equipamentos, que são braços mecânicos que se acoplam ao seu corpo e lhe agrega muito poder.

4. Tony Stark

O Homem de Ferro, nosso querido Tony Stark, é um dos grandes engenheiros dos quadrinhos. Seu pai, Howard Stark já era um grande gênio da indústria, o que o alavancou no mundo da tecnologia.

Tony era genial desde a adolescência. Aos 15 anos iniciou sua graduação no MIT, graduando-se em física e engenharia elétrica.

Imagem de Tony Stark em uma bancada de trabalho. Ele é um dos engenheiros dos quadrinhos
Imagem: cinecassila.com

No universo da Marvel, ele ganha grande destaque ao projetar e construir uma armadura, seu traje pessoal, com inúmeros recursos tecnológicos.

5. Hank Pym

O Homem-Formiga, Hank Pym, é também um outro engenheiro formidável. Hank descobriu um tipo novo de partícula (as Partículas Pym), que poderiam ser úteis na manipulação do tamanho de objetos e pessoas.

Hank desenvolveu então o traje do Homem-formiga, que depois passou a ser de Scott Lang – que é engenheiro eletricista.

Imagem de Hank Pym (interpretado por Michael Douglas) e ao fundo, o traje do homem-formiga.
Imagem: cromossomonerd.com.br

Uma das maiores invenções do sr. Hank Pym foi o Ultron, um robô constituído de um metal fictício derivado de Adamantium, que depois se rebela, tornando-se um dos maiores inimigos dos Vingadores.

6. Hank McCoy

Hank MacCoy, também conhecido como Fera, é um outro personagem engenheiro dos quadrinhos.

Seu pai trabalhava em uma usina nuclear. Durante um acidente, uma carga radioativa acabou alterando seu DNA. Com isso, após o seu nascimento Hank começou a apresentar mutações.

Imagem frontal do Fera (Hank McCoy) com óculos e uniforme dos X-Men.
Imagem: wtfbabe.com

Hank é um personagem altamente capaz de projetar e construir muitas coisas. Isso ocorre pelo fato de possuir expertise em engenharia mecânica, física quântica e física teórica.

7. Shuri

Shuri é a princesa de Wakanda e irmã do Pantera Negra. Ela é uma grande engenheira e domina a ciência e as tecnologias de Wakanda como poucos.

Imagem de Shuri apontando armas de punho com tecnologia de Wakanda.
Imagem: papelpop.com

Além de ser uma grande inventora e engenheira, ela sempre inova e cria tecnologias diferentes ao produzir seus aparatos.

8. Reed Richards

O homem-elástico do quarteto fantástico é um dos grandes gênios dos quadrinhos. Considerado por muitos como o homem mais inteligente do mundo.

Richards é um grande físico teórico, engenheiro mecatrônico, mestre em engenharia mecânica, aeroespacial e elétrica. Além de ser um grande inventor, tendo desenvolvido muitas criações como robôs, supercomputadores, polímeros sintéticos, hologramas e meios de viagem no espaço, viagem interdimensional e viagem no tempo.

Imagem de desenho do homem-elástico (Reed Richards).
Imagem: pbs.twimg.com

O que você achou da lista? Quem mais você colocaria nela? Conta para a gente nos comentários!

Fontes: Interesting Engineering, Fandom, Legião dos Heróis.

Leia também: 5 séries de animação com temática nerd para assistir na Netflix

Copiado!
Engenharia 360

Matheus Alves Martins

Mestrando em Ciência dos Materiais, Engenheiro Civil, MBA em Gestão de Projetos e Auditor Líder ISO 9001:2015. Um sul-mato-grossense entusiasta da gestão, da qualidade e da inovação na indústria da construção. Fã de tecnologias e eterno estudante de engenharia.

Comentários