Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

O Engenheiro Líder em época de crise

Engenharia 360
por Dayra Liz
| 26/03/2020 2 min

O Engenheiro Líder em época de crise

por Dayra Liz | 26/03/2020
Copiado!

Estamos vivendo em uma época de incertezas no mundo e na engenharia. O cenário atual nos gera muitas dúvidas e preocupações. Porém, a nossa forma de se portar diante disto tudo é que irá fazer a grande diferença. Suas atitudes como líder irão ditar como a sua equipe irá se comportar nos próximos meses. 

Imagem de pessoas saltando de paraquedas
Equipe unida diante de um desafio

Um engenheiro líder é aquele que inspira os outros a serem melhores, que é confiável e demonstra segurança nos momentos mais difíceis. É aquele capaz de construir uma visão e iluminar o que está escuro. E mais do que nunca, é o momento de ter empatia com os seus colaboradores. 

É exatamente nestes momentos de dificuldades que nos superamos e que ocorre um gap no nosso desenvolvimento. Existem alguns comportamentos fundamentais que as empresas valorizam muito em um líder em época de crise com o seu time:

Manter a Equipe Unida e Equilibrada

Líderes lidam com pessoas. E cada uma delas possuem histórias, valores e sentimentos diferentes. Se importar genuinamente com cada colaborador, realizar dinâmicas simples (mesmo em reuniões pela internet) e reconhecer pequenas conquistas ajudam a preservar a sanidade mental do grupo. Uma equipe unida engaja mais e por consequência obtém maiores resultados.

Acreditando Nos Colaboradores

As pessoas estão mais desmotivadas, com medo do fracasso e é perfeitamente normal. O líder deve demonstrar que confia no seu time dando oportunidades para eles terem autonomia de sugerirem novas soluções. Eles precisam se sentir úteis e também se desenvolverem com os desafios. É muito importante neste momento não pressionar, mas sim, os estimular, deixando sempre claro o quanto eles são capazes e confiáveis.

Fazendo do Limão Uma Limonada

Os desafios são encarados nas empresas de 2 formas: para se superaram ou para desabarem de vez. Te garanto que nenhuma delas sai de uma crise do mesmo jeito que entrou. Fazer a equipe enxergar esta época como uma oportunidade para se desenvolverem é uma ótima alternativa para ensinar que momentos em dificuldades também podem ser oportunidades. Uma ideia é escolher uma característica que você irá aprimorar como líder e os desafie para fazer o mesmo.

Mostrando o Avanço

Lembra que eu mencionei que cada pequena conquista irá importar? Faça uma pequena apresentação a cada curto espaço de tempo, mostrando os avanços que o time teve como um todo e a contribuição principal de cada um. Isto irá estimular a melhoria continua, já que na próxima apresentação todos irão desejar avanços cada vez mais significativos. Reconhecimento é uma das chaves para uma equipe manter uma alta performance em qualquer cenário.

Todas as atitudes acima são simples de serem realizadas, porém com um poder enorme. Elas podem ser realizadas à distância e o mais importante é colocá-las em prática assim que possível. Use a criatividade para adaptar para sua realidade e valorizar o seu time.

equipe com mãos unidas e bom líder
Colaboração do time

Leia também: Estudo aponta as vantagens de ter mulheres na liderança

Copiado!
Engenharia 360

Dayra Liz Kwitko

Engenheira Mecânica, consultora e treinadora de Liderança. Além de ser apaixonada por carros, poker e xadrez, tem loucura pelo desenvolvimento humano. Acredita que a força motriz de uma empresa são seus colaboradores e que os engenheiros possuem um grande potencial para alcançar altos cargos e fazer a diferença como líderes. Sua especialidade é ajudar os engenheiros a ficarem em destaque em seus trabalhos.

Comentários