A Engenharia Hídrica está relacionada à gestão e ao planejamento dos recursos hídricos e sistemas hidrológicos, podendo envolver diversas esferas do saneamento básico, bem como o trabalho em algumas indústrias, como a alimentícia.
Como é a faculdade de Engenharia Hídrica?
O curso de Engenharia Hídrica é relativamente recente na maioria das universidades, direcionado para a formação de profissionais que serão responsáveis também pela elaboração de rede de esgotos, de drenagem e de irrigação.
O que se aprende no curso?
Física, matemática e química são as disciplinas básicas da Engenharia. Entre os assuntos específicos do curso e de acordo com cada grade curricular, há aulas de ecologia, hidrologia, utilização de recursos naturais, tratamento de água e esgoto, hidráulica computacional e irrigação.
São previstas atividades de campo durante os cinco anos de curso, assim como estágio obrigatório e trabalho de conclusão de curso.
Quais as principais matérias da grade?
São algumas das matérias que fazem parte da grade curricular do curso de Engenharia Hídrica:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
- Hidráulica e Superfície Livre
- Geoprocessamento Aplicado aos Recursos Hídricos
- Tratamento de Água e Esgoto
- Hidrologia
- Hidráulica Marítima
- Gerenciamento da Drenagem Urbana
- Manejo, Controle e Gestão de Recursos Hídricos
Principais faculdades com o curso
- Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre
- Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), no Rio Grande do Sul
Notas de corte
O curso de Engenharia Hídrica apresenta nota de corte média de 598.76 pontos para ingresso pelo SISU 2022, Considerando a menor nota de corte de 534.25 pontos e a maior nota de corte de 663.7 pontos.
Detalhes sobre a profissão
A constante preocupação com o meio ambiente, a necessidade de utilização consciente da água frente à crise hídrica enfrentada em diversas cidades brasileiras – como em São Paulo – fazem da Engenharia Hídrica um curso promissor, e com boas possibilidades para os futuros profissionais. O setor energético também é uma possibilidade de atuação em crescimento, assim como o trabalho em obras de sistemas de saneamento básico, irrigação e drenagem, em crescimento em diversas regiões do país.
O que o profissional faz
O engenheiro hídrico tem diferentes opções de atuação no mercado de trabalho. Ele é responsável pelas diversas fases de gestão hídrica, como a captação, transporte, tratamento e distribuição da água.
Importância para a sociedade
O curso de Engenharia Hídrica é voltado para a gestão de recursos hídricos, o aperfeiçoamento e a regulação dos sistemas de distribuição de água. E com o objetivo de diminuir os impactos negativos ao meio ambiente, como o desperdício de água devido a vazamentos e falhas no sistema, percebemos que o gerenciamento dos recursos hídricos, principalmente em tempos de crises, é extremamente necessário, e o curso de Engenharia Hídrica se torna importante devido à demanda por profissionais habilitados.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Principais áreas de atuação
O profissional pode trabalhar na indústria, na área agrícola, na administração de reservatórios de água e de represas, nos estudos para planejamento e gestão do sistema hídrico, e em atividades relacionadas à irrigação e drenagem de água. Portos e locais que demandam estruturas hidráulicas são também alternativas para os engenheiros hídricos.
Perspectivas de salários
De acordo com dados de 2022 do Trabalha Brasil, os valores de salários para engenheiros hídricos variam de R$ 2 mil a R$ 9 mil, a depender do porte da empresa e nível do profissional. Contudo, há especulação sobre o aumento no salário desses profissionais, devido ao aumento crescente com a preocupação ambiental, tendo como objetivo a utilização consciente da água.
Fontes: Guia do Estudante, Brasil Escola.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.