Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade

VER POSTS CONHEÇA AS ENGENHARIAS

engenharia de acessibilidade

Accessibility computer icon

+O que é o curso?

O curso de Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade é interdisciplinar e visa formar profissionais que são capazes de utilizar a tecnologia a serviço da melhoria da qualidade de vida das populações em condição de deficiência, incapacidade ou mobilidade reduzida.

+ As atividades do profissional

O profissional pode atuar em empresas e em organizações públicas ou privadas. Ele é responsável por desenvolver pesquisas de inovação na área de tecnologia assistiva e acessibilidade, atuar na elaboração, proposta e execução de projetos que promovem soluções em relação às barreiras de acessibilidade, avaliar produtos da área e realizar controle de qualidade, gerenciar a produção, comercialização e o o marketing dessas tecnologias e, ainda, elaborar e coordenar projetos de acessibilidade urbanística voltados para mobilidade, transporte, esporte e lazer.

+ As matérias do curso

O curso tem duração de cinco anos e envolve disciplinas das áreas de: linguagem (libras, inglês, produção de textos acadêmicos, etc.); ciências exatas e da natureza (cálculos, programação, estatística, álgebra e outros); base humanística (economia, administração, e mais); conhecimentos específicos (termodinâmica, eletricidade aplicada, mecânica dos solos, ciência dos materiais e outros) e; projetos integradores.

Ainda, a segunda metade do curso divide as disciplinas em três eixos que possuem disciplinas de anatomia, gerontologia, sistemas mecânicos, circuitos digitais, instrumentação eletrônica, ergonomia e segurança do trabalho e mais. Tais eixos são:

  • Eixo 1: Fundamentos conceituais: deficiência, mobilidade reduzida e tecnologia assistiva;
  • Eixo 2: Produtos de tecnologia assistiva;
  • Eixo 3: Serviços de tecnologia assistiva e acessibilidade.

+ O mercado de trabalho

Em um universo cada vez mais inclusivo, há demanda para os profissionais em ramos específicos de desenvolvimento tecnológico.

+ As faculdades com o curso

Quem oferta o curso é a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, a UFRB.

Referências: UFRB