Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia de Manufatura

VER POSTS CONHEÇA AS ENGENHARIAS

engenharia de manufatura

+ O que é o curso?

O curso de Engenharia de Manufatura lembra muito a Engenharia de Materiais com uma pitada de Mecânica, Produção e Metalúrgica. Assim, o curso visa formar profissionais para atuar no desenvolvimento de produtos desde o planejamento, passando por toda a manufatura, até o gerenciamento do negócio.

+ As atividades do profissional

Segundo a Unicamp, pioneira na oferta de Engenharia de Manufatura no Brasil, o profissional pode trabalhar em qualquer campo em que se produzam bens duráveis ou não duráveis, desde a indústria aeronáutica até a de embalagens, passando pelas indústrias automobilística e eletroeletrônica.

+ As matérias do curso

Com duração de cinco anos, o curso conta com disciplinas do ciclo básico da Engenharia, como cálculos, físicas, termodinâmicas, estatística e outros, e com disciplinas específicas de diversas áreas, como processos de fabricação, conformação mecânica, usinagem de materiais, materiais poliméricos, elementos de máquinas, metrologia industrial, fundamentos de finanças e custos e outros.

+ O mercado de trabalho

Por ter uma visão técnico-científica e crítica dos processos de manufatura, incluindo os insumos e resultados, o profissional formado em Engenharia de Manufatura é essencial para o mercado e pode ter uma posição estratégica na definição de formas mais eficientes ou mais criativas de fabricação.

+ As faculdades com o curso

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) oferece o curso. Se você procura algo relacionado, talvez se interesse por Engenharia de Materiais, que é ofertada em mais universidades espalhadas pelo país.

Referências: Unicamp