Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia de Biossistemas

VER POSTS CONHEÇA AS ENGENHARIAS

+ O que é o curso?

O curso de Engenharia de Biossistemas é voltado para a produtividade do agronegócio e lida com a produção agropecuária, de alguns materiais, alimentos, energia limpa e biomassa. Ele parece a Engenharia Agrícola, mas difere-se porque é voltado para automação, gestão de software e agricultura e zootecnia de precisão. O objetivo é aumentar a produção agropecuária e sua qualidade, assegurando a sustentabilidade, por meio da incorporação de uma infraestrutura tecnológica.

+ As atividades do profissional

Segundo a Universidade de São Paulo, que oferece o curso, cabe ao profissional de Engenharia de Biossistemas buscar soluções eficientes para a produção agropecuária, por meio da integração de tecnologias e novas ideias nos sistemas produtivos para apoio à produção sustentável. Ele pode atuar em qualquer tipo de sistema de produção do agronegócio.

+ As matérias do curso

O curso tem duração de cinco anos e envolve disciplinas específicas (bioquímica aplicada à engenharia de biossistemas, biologia comparativa dos animais domésticos, biocombustíveis, princípios de biometeorologia, automação em agropecuária e outras) intercaladas com matérias do ciclo básico da engenharia (como cálculos, físicas, eletrônica, termodinâmica e mais).

+ O mercado de trabalho

O mercado de trabalho para a Engenharia de Sistemas e, devido à formação multidisciplinar e à visão diferenciada sobre a produção agropecuária, há uma demanda grande pelo profissional da área.

+ As faculdades com o curso

  • Algumas faculdades que oferecem o curso são:
  • Universidade de São Paulo (USP), em Pirassununga, São Paulo
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), em Tupã, São Paulo
  • Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em Sumé, Paraíba
  • Instituto Federal de São Paulo (IFSP), em Avaré, São Paulo

Referências: USP; Guia do Estudante.