Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Conheça a Engenharia de Aquicultura, que lida com a produção de organismos aquáticos em cativeiro

por Redação 360 | 15/02/2022

Já ouviu falar em Engenharia de Aquicultura? Algumas pessoas confundem esta Engenharia com a Engenharia de Pesca; aliás, já falamos sobre ela aqui, no Engenharia 360. Contudo, as duas coisas são diferentes. A Aquicultura tem a ver com desenvolver técnicas de criação em cativeiro de peixes – piscicultura -, mariscos – maricultura – e plantas aquáticas. Ela também cuida das obras de infraestrutura ligadas a isso, como tanques, canais e barragens. Por fim, faz estudos de viabilidade econômica, técnica e jurídica de fazendas aquáticas. Saiba mais no texto a seguir!

Engenharia de Aquicultura
Imagem reproduzida de Animal Business Brasil

A faculdade de Engenharia de Aquicultura

O curso de Engenharia de Aquicultura começa com disciplinas básicas, como Matemática, Química e Física. Depois disciplinas da área de humanas, como sociologia, administração e planejamento. Por fim, instrução em informática, topografia, hidráulica, construção civil, mecânica e instalações elétricas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na sequência, os alunos recebem aulas de sensoriamento remoto, que tem a ver com fazer o acompanhamento de cardumes em alto mar. Também aulas sobre ecossistemas costeiros marinhos, métodos de desenvolvimento sustentável, reprodução e nutrição em cativeiro. E, entre tudo isso, existem muitas e muitas aulas práticas. No total, a formação leva em torno de quatro anos e meio.

Engenharia de Aquicultura
Imagem reproduzida de Portal Embrapa
Engenharia de Aquicultura
Imagem reproduzida de eCycle

O que o engenheiro de aquicultura faz?

Antes de tudo, é preciso dizer que para trabalhar com Engenharia de Aquicultura é preciso saber reunir conhecimentos das áreas de Engenharia, Ciências Exatas, Biológicas e Humanas; e é óbvio que também é preciso ter o registro no CREA! Mas com o crescimento no número de pessoas deixando de consumir carne vermelha e adotando uma dieta mais à base de carne branca, tem aberto mais oportunidades para quem deseja trabalhar neste setor da economia. E, no dia a dia, suas atividades envolvem:

  • a elaboração e administração de projetos para a criação de viveiros de peixes, crustáceos, moluscos e plantas aquáticas;
  • dimensionamento e implantação de instalações de fazendas aquáticas;
  • e o acompanhamento da conservação e o processamento dos produtos dentro da indústria de beneficiamento de pescado.
Engenharia de Aquicultura
Imagem reproduzida de InfoEscola

Então, o que achou da Engenharia de Aquicultura? Já conhecia essa Engenharia? Escreva nos comentários!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.