Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

CANAIS ESPECIAIS


Como dar entrada no CREA? [passo a passo] | 360 Explica

por Redação 360 | 25/06/2021

O CREA é o conselho que fiscaliza certas profissões. Estudantes formados nestas áreas precisam fazer o seu registro. Veja por que e como!

Você é um recém-formado algum curso técnico ou de graduação das áreas profissionais de engenharia, agronomia, geociências e sua ramificações? Então, deve saber que precisa dar entrada no seu CREA, ou seja, fazer o seu registro no Conselho de Engenharia e Agronomia do seu estado. Mas, antes de tudo, sabe o que é o CREA? Sim, é o órgão responsável aqui no Brasil por fiscalizar e regulamentar as atividades profissionais antes mencionadas. Saiba mais!

CREA
Imagem extraída de Clube de Engenharia

O registro no CREA é mesmo obrigatório?

Sim! Conforme a lei do nosso país, toda atividade que exija regulamentação tem que ter uma fiscalização. Esta fiscalização é feita através de um conselho – o CREA, no caso, para os profissionais de Engenharia e Agronomia. E as pessoas que venham a se formar nestas áreas precisam obter um número de registro no órgão devido se quiserem, após formados, exercerem as atividades para qual foram treinados em escolas e faculdades.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Poderão requerer o registro os Diplomados nas áreas abrangidas pelo Sistema CONFEA/CREA: Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, em cursos de nível superior, tecnológico e médio para habilitação ao exercício legal da profissão.

CREA
Modelo de carteirinha profissional emitida pelo CREA | Imagem extraída de Engenharia é

Quais são os tipos de registros realizados pelo CREA?

Registro provisório

Depois que você realizar a última prova do seu curso, pode levar cerca de 6 meses a 1 ano para receber o diploma. Mas, neste meio tempo, é possível já ir trabalhando na sua área. Pensando nisso, o CREA passou a disponibilizar um primeiro registro, sendo o registro provisório. Nesta etapa, o importante é provar, de alguma forma, que o seu diploma encontra-se em trâmite. Veja o passo a passo para o registro:

  1. Preencher o requerimento profissional dentro do site do CREA do seu estado;
  2. Preencher o Formulário de Coleta de Dados;
  3. Apresentar junto a sua ‘Declaração de conclusão de curso’ (você deve solicitar junto à secretaria da sua escola);
  4. Cópia do Histórico Escolar; e
  5. Cópia do RG, CPF, Título de Eleitor, Dispensa do Serviço Militar, Comprovante ou Quitação Eleitoral, e do Comprovante de Residência.

Registro definitivo

Agora, quem já recebeu o seu Diploma de Conclusão de Curso e que precisa atualizar a sua situação cadastral ou que ainda não deu entrada na papelada para registro no CREA, pode procurar o sistema para fazer o Registro Definitivo. Eis o passo a passo para isso:

  1. Preencher o requerimento profissional dentro do site do CREA do seu estado;
  2. Preencher o Formulário de Coleta de Dados;
  3. Apresentar cópia do Histórico Escolar;
  4. Cópia do Certificado ou Diploma de Conclusão de Curso;
  5. Cópia do RG, CPF, Título de Eleitor, Dispensa do Serviço Militar, Comprovante ou Quitação Eleitoral, e do Comprovante de Residência.

A finalização do registro é bem rápida. Leva poucos dias para você receber uma resposta do Conselho. Se algo estiver incorreto ou incompleto, a entidade deve avisar. Então, será preciso abrir um novo protocolo para correção e análise. Depois disso, a média é de 65 dias para entrega da carteira – neste tempo, o CREA irá também consultar a sua escola para confirmar os dados.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Caso você ainda tenha dúvidas sobre como fazer o seu registro no CREA, indicamos que assista aos vídeos a seguir!


Fontes: CREA-PA, CREA-PR, Blog Benzor.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.