A Engenharia de Alimentos está relacionada à produção de alimentos em escala industrial, como desenvolvimento de técnicas, maquinários e softwares para otimização dos processos produtivos.
Como é a faculdade de Engenharia de Alimentos?
É uma área multidisciplinar do conhecimento, que engloba os processos durante todas as etapas da cadeia produtiva de produtos alimentícios. O objetivo é habilitar o profissional a estudar a produção de alimentos em escala industrial, além de processos e técnicas voltados à otimização do processo.
O que se aprende no curso?
O curso envolve matérias relacionadas à física, como a matemática aplicada, a termodinâmica e a físico-química, e também matérias diretamente relacionadas aos alimentos, como a nutrição, bioquímica e microbiologia.
A biotecnologia, técnicas de manipulação, armazenamento e conservação de alimentos, e conceitos de economia e administração são outros exemplos de matérias que estão presentes na grade curricular do curso.
Está prevista a realização de estágio e também a entrega de trabalho de conclusão de curso. O tempo de duração do curso de Engenharia de Alimentos é de 5 anos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quais as principais matérias da grade?
São algumas das matérias que fazem parte da grade curricular do curso de Engenharia de Alimentos:
- Distribuição de Alimentos
- Economia
- Fenômenos de Transporte
- Gestão da Qualidade
- Gestão Industrial
- Microbiologia
- Nutrição Humana
- Química
- Resistência dos Materiais
- Tecnologia da Produção de Álcool e Bebidas Fermentadas
- Tecnologia de Embalagens
- Tecnologia de Pescado
- Tecnologia de Produtos Vegetais
- Termodinâmica
- Toxicologia dos Alimentos
- Tratamento de Resíduos
Principais faculdades com o curso
Entre as faculdades que oferecem o curso, algumas das melhores classificadas pelo MEC são:
- Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo
- Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São José do Rio Preto, São Paulo
- Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, Ceará
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, Rio Grande do Sul
- Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, Goiás.
Detalhes sobre o mercado de trabalho
O mercado de alimentos no Brasil é um dos que menos sofre com crises econômicas, o que é um diferencial e atrativo para os profissionais. A própria amplitude das possibilidades profissionais é uma vantagem da área.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O que o profissional faz
Um engenheiro de alimentos atua tanto na criação e fabricação dos produtos alimentícios, como em processos voltados à conservação destes alimentos, e no planejamento e controle de qualidade, envolvendo também o treinamento da equipe de profissionais para as atividades de rotina. O engenheiro é responsável pela racionalização dos processos, para aumentar a produtividade e qualidade dos gêneros alimentícios.
Principais áreas de atuação
São diversas as possibilidades de locais de trabalho para o profissional de Engenharia de Alimentos, entre eles: a indústria alimentícia, de bebidas e a indústria agrícola. Os setores de atuação também são diversificados: na linha de criação, produção e desenvolvimento de gêneros alimentícios, no planejamento e gerenciamento dos processos, no controle de qualidade, nas vendas, e no contato com profissionais da área, em busca de otimizar toda a cadeia produtiva.
Perspectivas de salários
De acordo com dados de 2022, hoje quem trabalha como Engenheiro de Alimentos ganha em média um salário de R$ 4.158,00.
Fontes: UFRGS, Guia do Estudante, Guia da Carreira
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.