Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Energia solar ultrapassa térmicas e nucleares e gera mais de 130 mil empregos

por Beatriz Zanut Barros | 15/06/2020

Sabe-se que o Brasil tem muito potencial para  geração de energia solar, principalmente por ser um país tropical com um valor alto de radiação por ano. 

De acordo com a ABSolar, o Brasil já gera uma quantidade de energia equivalente à 5764MW em energia solar, o que ultrapassa a soma de valores da geração de energia térmica e da geração de energia nuclear: 5586,8MW; o equivalente a aproximadamente 4%.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A principal vantagem desta transição energética é que a energia térmica não é uma fonte renovável de energia, e além disso, emite uma grande quantidade de gases responsáveis pelo aquecimento global por ano. A energia nuclear é uma energia renovável, cuja capacidade de recuperação da matéria prima é o equivalente a um ciclo de vida humana, porém o risco de acidente faz com que o uso desta tecnologia seja cada vez mais decadente a nível mundial. Já a energia solar possui impactos ambientais praticamente desconsideráveis e possui uma fonte de geração de energia em abundância: o próprio Sol!

Evolução do uso de energia solar no Brasil:

Entre os anos de 2012 e 2019, o setor de energia solar fotovoltaica gerou mais de 130 mil empregos e mais de R$30 bilhões em investimentos privados no país. São dados que reforçam a ideia dos institutos internacionais de energia: de que investir em energia renovável pode ser essencial para a saída da crise econômica mundial.

Também deve-se levar em conta que um dos motivos para o investimento nesta tecnologia é a queda nos preços da energia, conforme pode ser observado no infográfico abaixo:

Dados de evolução dos preços de energia solar ao longo dos anos
Dados de evolução dos preços de energia solar ao longo dos anos (Fonte: ABSolar)

Geração Centralizada

Geração centralizada consiste nos grandes parques de geração de energia, nos quais a produção instalada pode chegar à 51% da produção total de energia solar no país. E a quantidade de energia gerada é vendida através de leilões de geração de energia. A produção por estado pode ser observada no infográfico abaixo:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Distribuição de geração de energia centralizada por estado
Distribuição de geração de energia centralizada por estado (Fonte: ABSolar)

Geração Distribuida

Sabe-se que geração distribuída corresponde a 49% do total da energia solar gerada. Também que essa produção consiste em sistemas de até 5MW de geração implantados em residências, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. Apenas este tipo de geração gerou dados de R$14,6 bilhões de reais em investimentos desde 2012.

Devido às tendências mundiais de transição energética, eu acredito que até 2050 a tendência é destes números aumentarem cada vez mais!

Você acha que a Energia solar vai crescer ainda mais no país? Deixe sua opinião nos comentários!

Fonte: ABSolar , Terra

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Beatriz Zanut Barros

Engenheira de Energia formada em 2018 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestranda em Energia Renovável pela Universitat Politècnica de Catalunya em Barcelona. Acredito que o conhecimento é tudo que possuímos, e sou apaixonada pelas novas tecnologias que além de melhorar a qualidade de vida da população, não prejudicam o meio ambiente.