Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Energia solar ultrapassa térmicas e nucleares e gera mais de 130 mil empregos

Engenharia 360
por Beatriz Zanut Barros
| 15/06/2020 2 min

Energia solar ultrapassa térmicas e nucleares e gera mais de 130 mil empregos

por Beatriz Zanut Barros | 15/06/2020
Copiado!

Sabe-se que o Brasil tem muito potencial para  geração de energia solar, principalmente por ser um país tropical com um valor alto de radiação por ano. 

De acordo com a ABSolar, o Brasil já gera uma quantidade de energia equivalente à 5764MW em energia solar, o que ultrapassa a soma de valores da geração de energia térmica e da geração de energia nuclear: 5586,8MW; o equivalente a aproximadamente 4%.

A principal vantagem desta transição energética é que a energia térmica não é uma fonte renovável de energia, e além disso, emite uma grande quantidade de gases responsáveis pelo aquecimento global por ano. A energia nuclear é uma energia renovável, cuja capacidade de recuperação da matéria prima é o equivalente a um ciclo de vida humana, porém o risco de acidente faz com que o uso desta tecnologia seja cada vez mais decadente a nível mundial. Já a energia solar possui impactos ambientais praticamente desconsideráveis e possui uma fonte de geração de energia em abundância: o próprio Sol!

Evolução do uso de energia solar no Brasil:

Entre os anos de 2012 e 2019, o setor de energia solar fotovoltaica gerou mais de 130 mil empregos e mais de R$30 bilhões em investimentos privados no país. São dados que reforçam a ideia dos institutos internacionais de energia: de que investir em energia renovável pode ser essencial para a saída da crise econômica mundial.

Também deve-se levar em conta que um dos motivos para o investimento nesta tecnologia é a queda nos preços da energia, conforme pode ser observado no infográfico abaixo:

Dados de evolução dos preços de energia solar ao longo dos anos
Dados de evolução dos preços de energia solar ao longo dos anos (Fonte: ABSolar)

Geração Centralizada

Geração centralizada consiste nos grandes parques de geração de energia, nos quais a produção instalada pode chegar à 51% da produção total de energia solar no país. E a quantidade de energia gerada é vendida através de leilões de geração de energia. A produção por estado pode ser observada no infográfico abaixo:

Distribuição de geração de energia centralizada por estado
Distribuição de geração de energia centralizada por estado (Fonte: ABSolar)

Geração Distribuida

Sabe-se que geração distribuída corresponde a 49% do total da energia solar gerada. Também que essa produção consiste em sistemas de até 5MW de geração implantados em residências, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. Apenas este tipo de geração gerou dados de R$14,6 bilhões de reais em investimentos desde 2012.

Devido às tendências mundiais de transição energética, eu acredito que até 2050 a tendência é destes números aumentarem cada vez mais!

Você acha que a Energia solar vai crescer ainda mais no país? Deixe sua opinião nos comentários!

Fonte: ABSolar , Terra

Copiado!
Engenharia 360

Beatriz Zanut Barros

Engenheira de Energia formada em 2018 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestranda em Energia Renovável pela Universitat Politècnica de Catalunya em Barcelona. Acredito que o conhecimento é tudo que possuímos, e sou apaixonada pelas novas tecnologias que além de melhorar a qualidade de vida da população, não prejudicam o meio ambiente.

Comentários