Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

BDE Explica: por que os engenheiros devem entender sobre finanças? [+CONCEITOS BÁSICOS]

por Kaíque Moura | 01/03/2017
Copiado!

Matemática Financeira e Economia ajudam no entendimento sobre finanças.

Matemática Financeira e Economia ajudam no entendimento sobre finanças.


Na engenheira, é inegável a quantidade de disciplinas técnicas que o estudante deve aprender para ser um profissional diferenciado. Em sua maioria, essas disciplinas envolvem cálculo ou algo do tipo, exigindo um grau de empenho elevado. Além disso, dependendo da área de atuação, certas disciplinas não são vistas com tanta profundidade e as relacionadas à área financeira são um exemplo. A pergunta que surge é: qual a importância e por que os engenheiros devem entender sobre finanças?
Um engenheiro é, antes de tudo, um profissional. O mercado atual exige profissionais com uma gama de conhecimentos mais abrangente; pessoas que entendam não somente das áreas técnicas de sua formação, mas de todas as partes correlatas.
Conhecimentos na área financeira ajudam bastante na elaboração de orçamentos.

Conhecimentos na área financeira ajudam bastante na elaboração de orçamentos.


Na elaboração de orçamentos, dimensionamento de pessoal, especificação de prazos, levantamento de material, compra de peças do maquinário, e custos para manter uma linha de produção funcionando, não há como atuar de forma eficaz sem conhecer todos os custos e a perspectiva financeira de cada parte que compõe o negócio do qual o engenheiro faz parte, visando minimizar os custos e maximizar os lucros de maneira sustentável.

+Conceitos básicos

Pensando nisso, separamos alguns conceitos que são fundamentais para o aprendizado correto da gestão financeira no âmbito da engenharia:

  • Fluxo de Caixa e Capital de Giro: especialmente para os empreendedores, o fluxo de caixa e o capital de giro são aspectos mais que fundamentais para garantir a saúde financeira de qualquer negócio;
  • Índices de Retorno sobre Investimento em Engenharia: indicadores como ROI (retorno sobre investimento), TIR (taxa interna de retorno) e PAYBACK (cálculo do tempo necessário para que o lucro acumulado se iguale ao investimento inicial realizado) fazem parte da avaliação da viabilidade de projetos de engenharia;
  • Conhecimentos de Contabilidade e seus controles: fluxo de caixa, lucros e perdas, ativos, estoques planejamento tributário e vários outros são necessários à gestão financeira de qualquer empreendimento.

Entender sobre finanças ajuda na busca por melhores resultados e menos desperdícios.

Entender sobre finanças ajuda na busca por melhores resultados e menos desperdícios.


Em todos esses aspectos e por todos os motivos já citados, fica claro que engenheiros precisam entender de finanças e que — como empreendedores — essa é uma tarefa fundamental para a boa gestão dos seus negócios. A gestão financeira é imprescindível para qualquer organização e também para toda a gestão das finanças pessoais de qualquer profissional. No ramo da engenharia não é diferente. Quanto maior o conhecimento sobre finanças, mais valioso se torna o profissional e mais os erros e desvios são eliminados.

Copiado!
Engenharia 360

Kaíque Moura

Graduando em Engenharia de Produção no Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) e Técnico em Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Comentários