Essa dica é para quem quer arrumar as malas e estudar fora do País!
O programa Be Mundus está oferecendo bolsas de estudo para brasileiros que são estudantes de Engenharia e Tecnologia e querem estudar na Europa. As vagas disponíveis também são destinadas a universitários das áreas de Educação e Treinamento de Professores e pesquisadores de doutorado e pós-doutorado.
São vários tipos de bolsas, e a diferença entre elas é basicamente o tempo de duração, determinado a partir da formação acadêmica e profissional dos candidatos. As oportunidades vão desde Graduação até Doutorado Sanduíche. A Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) estão entre as universidades brasileiras parceiras do programa.
Os estudantes inscritos no programa poderão optar por estudar em várias instituições espalhadas em países europeus denominadas no site. Universidades da Itália, Portugal, Bélgica, Alemanha e Polônia são algumas das participantes.
Os benefícios incluídos na bolsa de estudos, além do auxílio financeiro, são a passagem aérea, seguro-saúde, curso de idioma, atividades culturais e de integração, monitoração. O tipos de bolsa também indica qual será o nível de assistência recebida.
As inscrições devem ser realizadas no site Erasmus Mundus até o dia 15 de outubro. Na mesma plataforma há o edital oficial, que contém mais informações sobre os tipos de suportes oferecidos e os pré-requisitos que cada candidato deve ter.
Comentários

Clara Ribeiro
Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.