Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Robô Atlas: conheça o incrível dispositivo humanoide criado pela empresa Boston Dynamics

por Redação 360 | 08/09/2021

PETMAN é um robô em formato humanoide que surpreende com a capacidade de movimento. Imagens dos testes surpreendem, parecendo ficção científica. Veja!

Atlas é um robô humanoide bípede desenvolvido pela Boston Dynamics, empresa de engenharia robótica, com sede em Waltham, Massachusetts, nos Estados Unidos. E seu projeto foi financiado e supervisionado pela DARP (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos Estados Unidos). Conheça-o no texto a seguir!

robótica
Imagem reproduzida de Euro News

Detalhes do projeto

Diferente do antecessor, o robô PETMAN, construído pela Boston Dynamics somente para testar trajes de proteção química, o robô Atlas foi inicialmente projetado para uma variedade de tarefas de busca e resgate. Inclusive, para o plano inicial, foi utilizado um sistema de controle avançado e um hardware de última geração na tentativa de que o dispositivo alcançasse a força, o equilíbrio e a agilidade semelhante ao de um ser humano. 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

robótica
Imagem reproduzida de YouTube
robótica
Imagem reproduzida de Euro News

Sistema de controle

O sistema de controle do Atlas permite uma locomoção ágil e diversificada, usando um dos sistemas hidráulicos móveis mais compactos do mundo. O conjunto de bateria personalizada, válvulas e unidade de energia hidráulica, também compacta, fornecem a potência necessária para as 28 juntas hidráulicas. Isso imprime ao robô a proporção de força-peso necessária para seus movimentos, saltos e cambalhotas, numa rapidez de 2,5 m/s. E com peças impressas em 3D, o Atlas tem 1,50 m de altura e peso de 89 Kg – relativamente leve em se tratando de uma máquina.

robótica
Imagem reproduzida de Boston Dynamics
robótica
Imagem reproduzida de Boston Dynamics
robótica
Imagem reproduzida de Pplware – SAPO

Lançamento do produto

O robô Atlas ainda é um protótipo e, igual a uma criança, está na fase de “aprender a andar”. Aliás, em vídeos divulgados pela Boston Dynamics, é possível ver que serão necessários muitos testes e ajustes até que o dispositivo alcance o desempenho desejado. Mas, por hora, o robô já vem sendo colocado à prova em pista de obstáculos, onde desenvolve corridas, saltos e cambalhotas.

Já foram meses e meses de trabalho das equipes de hardware, software e manutenção, fazendo ajustes. E, segundo eles, ainda serão necessários muitos mais.

Equipado com uma câmera no topo do corpo e com sensores de profundidade, o robô agora consegue detectar obstáculos e desenvolver movimentos, o que anteriormente precisavam ser pré-programados. Apesar dessas ações ainda serem ligeiramente desajeitadas, o Atlas já consegue executar manobras mais suaves e precisas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

robótica
Imagem reproduzida de Pplware – SAPO

Como podemos perceber nos vídeos, o robô Atlas comete falhas ocasionalmente, se desequilibrando e tombando. Entretanto, cada uma dessas informações é analisada e serve de base para a equipe criar modelos de comportamento. Segundo os engenheiros, essa repetição constante de experimentos levará a tão sonhada perfeição do projeto!

Veja Também: Conheça o cão robô ‘SPOT’ da famosa empresa Boston Dynamics


Fontes: CanalTech, Euronews, Wikipedia, Boston Dynamics.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.