Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Diploma de Engenharia do Brasil vale em outros países?

por Redação 360 | 10/12/2019

O sonho de sair do Brasil depois da formatura faz parte dos objetivos de muita gente, seja por um breve período ou sem data para voltar. Afinal, a experiência é incrível. Mas, será que o diploma de Engenharia do Brasil é válido em outros países? É isso que a gente conta neste texto e no vídeo abaixo, que preparamos especialmente para você. Ainda, separamos algumas dicas para você ficar preparado.

Como trabalhar em outros países?

Para ser um engenheiro lá fora, é preciso encara alguns desafios e exigências. Ainda, cada país possui regras diferentes. De modo geral, é preciso ter um visto de trabalho e validar seu diploma. diploma de engenharia do brasil no exteriorPara ser um engenheiro lá fora, é preciso encara alguns desafios e exigências. Ainda, cada país possui regras diferentes. De modo geral, é preciso ter um visto de trabalho e validar seu diploma.

Para conseguir essa validação, não há uma única autoridade que faz o reconhecimento. Isso depende dos acordos internacionais, do mercado de trabalho e da prática dos sistemas educacionais. Ainda, depende do estado de cada país.

diploma de engenharia do brasil no exterior
Imagem: academiawashington.com.br

Normalmente, o objetivo dos brasileiros envolve países como: Canadá, Estados Unidos, Japão, Austrália e países europeus. É importante que você consulte a embaixada ou o consulado de cada um para avaliar qual é o processo específico que deve ser seguido para validar seu diploma e para obter o visto de trabalho.

Na validação, você pode escolher o serviço de avaliação indicado por essas entidades (o mais indicado) ou pode escolher um por sua conta (o ideal é fazer isso apenas se não houver nenhuma indicação). Há algumas associações nacionais de serviços de avaliação que fazem a publicação de padrões que podem ser seguidos para encontrar os serviços de melhor qualidade.

É importante verificar o preço, o tempo de demora da avaliação e o documento emitido. Tais avaliações não são gratuitas, então é bom preparar o bolso. Ainda, vale lembrar que, na hora da avaliação, quem vai te contratar não avalia só o seu diploma. Há vários fatores que podem ser considerados por eles, incluindo seus antecedentes.

Dicas:

Tenha um bom currículo

Quando você for tentar um emprego fora do Brasil, o seu currículo costuma ser a primeira coisa que as pessoas vão olhar. Para os engenheiros e engenheiras, algumas competências que você precisa ter envolvem experiência na área, já ter feito intercâmbio, saber falar o idioma e ter trabalho em alguma multinacional ainda em solo brasileiro.

Você precisa focar na vaga que quer entrar e estar preparado para ela. Ainda, vale destacar que muitos países consideram atividades extraclasse como um fator complementar. Por exemplo, a participação em grupos estudantis (de música, jogos, esportes, etc.), trabalho voluntário e outros.

Idioma

Se você vai para um país estrangeiro, o ideal é conhecer o idioma. Mesmo que você vá para um país que fale português, você precisa conhecer as palavras técnicas, os regionalismos e as palavras com significado diferentes (para não passar vergonha).

Mesmo que o país que você vá não tenha inglês como língua principal, é importante saber se comunicar nessa língua. Isso é mais que essencial se você planeja trabalhar em uma multinacional.

diploma de engenharia do brasil no exterior
Imagem: academiawashington.com.br

Experiência profissional

O ideal é que você vá preparado e com muita coisa na bagagem. Faça cursos (preferencialmente com reconhecimento internacional) e conheça as ferramentas com as quais você provavelmente vai trabalhar (como softwares). Ainda, conheça certificações internacionais.

Intercâmbio

Ter feito um intercâmbio anteriormente aumenta sua chance de conseguir uma vaga fora do país. O ideal é que, se você ainda está na faculdade, aproveite a chance para passar um tempo fora, nem que seja durante as férias (se não for possível passar um ou dois semestres). Assim, você já se prepara antes, sabe como funciona para trabalhar no exterior e cria contatos profissionais.

diploma de engenharia do brasil no exterior
Imagem: intercambiodireto.com

Então, o que fazer?

Já deu para ver que trabalhar fora do Brasil não é assim tão fácil. Você vai precisar se esforçar um pouco, mas isso não quer dizer que é impossível construir uma carreira lá fora.

Além disso, é preciso lembrar que o profissional estrangeiro é subvalorizado em muitos locais (nem todo mundo recebe os “gringos” com a mesma boa vontade que nós, brasileiros, normalmente fazemos). Então, você precisa mostrar que é capaz.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.

Matérias Relacionadas