É fundamental compreender a estrutura e a função dos órgãos reguladores, como o CREA e o CONFEA. Essas entidades desempenham papéis essenciais na fiscalização e no controle da atuação de certos profissionais, garantindo a qualidade e a segurança das obras e serviços prestados. Neste texto do Engenharia 360, exploraremos suas diferenças, bem como suas responsabilidades e funcionamentos, fornecendo um panorama completo para os profissionais e estudantes sobretudo das engenharias.
O que é CREA e CONFEA?
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) é uma autarquia federal responsável por regular e fiscalizar o exercício profissional da Engenharia, da Agronomia e de outras áreas técnicas ao nível regional.
Já o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) é uma entidade nacional que representa os profissionais registrados no CREA. Ele defende os interesses da categoria perante os poderes públicos e a sociedade em geral. Além disso, o CONFEA orienta e supervisiona os CREAs em sua função de fiscalização do exercício profissional.
Principal diferença entre os órgãos
Portanto, a diferença principal entre CREA e CONFEA está na função desempenhada por cada um. O CREA é responsável pela fiscalização ao nível regional, enquanto o CONFEA representa os profissionais ao nível nacional.
A saber, os CREAs e o CONFEA possuem uma relação de cooperação e parceria, em que os CREAs fornecem informações e dados para subsidiar a atuação do CONFEA. Essa colaboração tem como objetivo garantir a qualidade dos serviços prestados e a segurança da população. Juntos, eles formam o Sistema CREA-CONFEA, que busca zelar pela defesa da sociedade e pelo desenvolvimento sustentável do país.
Competências estabelecidas por lei
A título de curiosidade, as competências do CREA e do CONFEA são estabelecidas pela Lei nº 5.194/1966.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Modalidades profissionais abrangidas
As áreas técnicas abrangidas pelo CREA e CONFEA incluem Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia, Meteorologia, tecnólogos e técnicos agrícolas.
É dever do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) representar esses profissionais registrados no CREA ao nível nacional, defendendo os interesses da categoria perante os poderes públicos e a sociedade em geral.
Quais são os estados brasileiros que possuem um CREA próprio?
Cada estado brasileiro possui um CREA específico, responsável pela fiscalização dos profissionais registrados em sua jurisdição. A seguir, apresentamos os meios de contato para se comunicar com eles:
- CREA- São Paulo
- CREA- Rio de Janeiro
- CREA- Minas Gerais
- CREA- Espírito Santo
- CREA- Paraná
- CREA- Rio Grande do Sul
- CREA- Santa Catarina
- CREA- Mato Grosso do Sul
- CREA- Mato Grosso
- CREA- Distrito Federal
- CREA- Goiás
- CREA- Amazonas
- CREA- Acre
- CREA- Rondônia
- CREA- Roraima
- CREA- Amapá
- CREA- Alagoas
- CREA- Ceará
- CREA- Bahia
- CREA- Maranhão
- CREA- Pará
- CREA- Paraíba
- CREA- Pernambuco
- CREA- Rio Grande do Norte
- CREA- Tocantins
- CREA- Sergipe
- CREA- Piauí
Veja Também:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fontes: GEOSitu Sondagens, Brothers Engenharia.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.