Nem precisamos dizer que a Google é uma das companhias mundiais mais disputadas pelos candidatos às vagas de trabalho. Por isso, podemos usar justamente a visão desta empresa de 'currículo ideal' para entender o que fazemos de errado e o que podemos fazer de certo na hora de nos apresentarmos ao mercado. Saiba mais no texto a seguir!
Erro de currículo mais fatal cometido por inúmeros candidatos
Conforme a Google, a primeira coisa no qual podemos falhar, sem querer, é montar um currículo de diversas páginas, folhas e mais folhas tentando "resumir" uma vida inteira de experiências. É legal mostrar as coisas boas que pode oferecer a uma empresa, mas não precisa entregar estas informações já no currículo. Afinal, é para isso que existe a entrevista depois! Ou seja, tente ser o mais claro e objetivo possível com as informações fornecidas neste primeiro momento. A saber, o poder de síntese também é algo admirado pelos entrevistadores. Pense nisso!
Veja Também: Google acredita no Brasil! Empresa anuncia que vai contratar 200 engenheiros até 2023
Acertos muitos bem vindos para quem concorre a uma vaga de trabalho
Ser organizado é uma característica valiosa para a Google, e isso já pode ser demonstrado na montagem do seu currículo!
Monte este documento focando em relatar apenas aquilo que interessa para a vaga de trabalho para o qual está concorrendo! Inclusive, se você está buscando selecionar oportunidades em várias áreas, pode cogitar elaborar vários modelos de currículos diferentes para entregar - arquivos prontos que possam ser adaptados de acordo com cada processo. Assim, veja a que estas empresas estão se referindo nos anúncios e monte sua lista de competência usando estes mesmos parâmetros - ou o anúncio como guia - para a montagem do currículo.
Quanto mais simples ficar a apresentação desse documento, melhor! A Google ensina que deve-se começar pelas experiências profissionais e acadêmicas mais recentes e mais importantes - claro, que tenha a ver com o cargo pretendido. Seja bem específico também na descrição de habilidades como uso de ferramentas ou conhecimentos em idiomas. E, no cabeçalho do seu currículo, não podem faltar as seguintes informações:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
⦁ contatos atualizados (nome, telefone e e-mail), mas evitando dados que possam te expor demais (como RG, CPF e número de carteira de motorista);
⦁ objetivos (para que tipo de empresa gostaria de trabalhar, o que gostaria de aprender e como gostaria de crescer como profissional);
⦁ e atividades extracurriculares relevantes (tipo competições).
Dicas extras do Engenharia 360 para você
Se você quer uma boa referência de currículo, pode se basear em outras pessoas que trabalham na empresa Google ou outra para o qual está se candidatando. Observe o que elas descrevem de especial em seu perfil no Linkedin, por exemplo. Veja que habilidades e competências elas citam, ou como falam dos projetos que participam. E não esqueça de avaliar a linguagem que a própria empresa usa nas redes sociais. Isso pode te ajudar a montar um documento mais de acordo, aumentando suas chances de ser escolhido.
Agora, reflita sobre você. Seu currículo deve ser um breve relato de sua história. Planeje as seções do documento sobre essa ideia! E boa sorte!
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.