Você está buscando a sua primeira oportunidade para atuar como profissional, em um emprego ou estágio? Isso quer dizer que, em breve, deve passar pela experiência de participar de processos seletivos, não é mesmo? Então, o que julga que seja preciso fazer para dar certo esse momento e ser selecionado? Bem, resolvemos perguntar isso para o nosso time de colaboradores Engenharia 360. Eles são profissionais formados ou estudantes no final da faculdade, que gostariam de compartilhar um pouco da sua experiência com todos que ainda estão na fila para vagas de trabalho. Confira as suas respostas!
1. "Quais os principais softskils (ou habilidades comportamentais) que você acredita que devem chamar mais a atenção dos recrutadores em uma entrevista de emprego?"
Os redatores do Engenharia 360 responderam o seguinte:
- Ter controle emocional diante de situações tensas;
- Saber se comunicar com os demais colegas - sempre de forma educada e direta -, corrigindo os colegas quando necessário sem ser desrespeitoso;
- Ter conhecimento técnico do que está falando, além de autoconhecimento;
- Inteligência emocional e muita resiliência;
- Comunicação e criatividade aplicada à resolução de problemas.
2. "Quais comportamentos dos candidatos poderiam comprometer a sua seleção?"
Os colaboradores do site destacaram:
- Falta de respeito e educação;
- Mentir no currículo;
- Reclamações;
- Falar mal da empresa de origem;
- Postura passiva;
- Falta de cortesia e etiqueta;
- Falta de conhecimento da empresa e de sua cultura;
- Timidez excessiva
- E falta de capacidade de expor seus resultados.
3. "Que conselho você daria para quem está se candidatando a um cargo de Engenharia?"
"Passei por vários processos de seleção recentemente, pois buscava um estágio em Engenharia. Minha dica é: não minta no currículo e tente desenvolver as habilidades comportamentais citadas."
"Os examinadores não olham seu boletim da faculdade. Eles querem ver como você se comporta diante de diversas situações. Então, saber falar em público; se expressar de forma clara; respeitar a opinião dos demais colegas são fatores importantes para uma possível aprovação."
"Evite 'atuar' ou fingir perfeição. Tenha clareza das suas qualidades antes de pensar e desenvolver fraquezas. E tenha clareza dos seus defeitos, mas não se apegue a eles. Foco no que você é bom, sempre!"
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
"Tenha muita autoconfiança! Confiança nos conhecimentos que você tem e das escolhas de carreira que você fez.
Esteja atento às exigências relativas ao cargo que almeja, tanto quanto às técnicas como softskills."
4. "Qual característica você considera como um grande fator de eliminação dos candidatos?"
Os redatores do Engenharia 360 responderam:
- Não expor suas ideias durante a entrevista em grupo;
- Falta de humildade, mentira e arrogância;
- Currículos iguais entre vários candidatos;
- Currículos e LinkedIn fracos;
- E falta de preparo para o processo seletivo.
5. "Que conselho você daria a um candidato selecionado para uma entrevista?"
"Se for uma dinâmica em grupo, tente expor suas ideias de forma clara e sem desrespeitar os demais colegas.
Se for individual lembre-se que o examinador não quer só saber do seu conhecimento técnico. Fale um pouco sobre seus gostos, hobbies, interesses pessoais, etc."
"Todo mundo busca um trabalho pelo dinheiro também. Isso é óbvio. Mas poucos chegam com clareza do por quê estão ali. Qual o propósito do seu trabalho? Porque você fará a que se propõe? Que sonhos, metas e objetivos pretende realizar através do seu trabalho? Ter clareza disso, pelo menos para si mesmo, já é um diferencial que os recrutadores percebem em menos de 5 min. E se for questionado e tiver clareza quanto a isso, já sai na frente de 90% dos candidatos. Evidentemente, mais óbvio ainda: tem que se garantir tecnicamente ou ter vontade de se desenvolver, técnica e emocionalmente."
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
"O pior que pode acontecer é você não se expressar direito por ficar nervoso e perder uma oportunidade que poderia ser sua, portanto é preciso manter a postura e a confiança o tempo todo e fazer o possível para permanecer calmo."
"Estar preparado para as perguntas que são normalmente feitas em uma entrevista - por exemplo, pretensão salarial, principais qualidades e defeitos, também sabendo expor o que está fazendo para melhorar quanto a tais defeitos. Além disso, é interessante pesquisar sobre a empresa, sua cultura e seus valores além das atribuições do cargo pretendido; o perfil de candidato que mais se aproxima de um 'match' entre o que a empresa necessita e o que tem a oferecer acaba sendo escolhido para a vaga!"
Participaram desse artigo colaborativo os redatores: Rafael Panteri Nakahara, Cristiano Oliveira da Silva, Victor Peron e Daniel dos Santos Silva.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.