Engenharia 360

Trainee: dicas para você arrasar numa grande empresa

Engenharia 360
por Redação 360
| 22/08/2022 | Atualizado em 27/01/2023 3 min

Trainee: dicas para você arrasar numa grande empresa

por Redação 360 | 22/08/2022 | Atualizado em 27/01/2023
Engenharia 360

Se você quer dar o primeiro passo na sua carreira, pode considerar entrar no mercado de trabalho – cada vez mais dinâmico e super competitivo – através de um programa de trainee. Podemos dizer que é como fazer um grande estágio pós-faculdade em uma grande empresa, cujo objetivo visa treinar jovens profissionais para poderem, um dia, fazer parte do seu quadro permanente de trabalho.

Esta é, portanto, uma excelente oportunidade de aquisição de experiência. Compartilhamos dicas sobre isso no texto a seguir! Confira!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

trainee
Imagem reproduzida de Blog Descubra o Mundo Intercâmbio

Como escolher um programa trainee para fazer?

O início da vida profissional permite algumas “aventuras”. É bom testar opções neste começo até para você se conhecer melhor, saber do que gosta, quais habilidades possui e em que poderá se sair melhor. Os trainees são boas oportunidades neste sentido. Eles não oferecem alta remuneração; a duração do exercício também é curta, com, no máximo, 2 anos; mas garantem uma gorda bagagem de aprendizado.

trainee
Imagem reproduzida de Petrosolgas

Vale ressaltar que, para que a experiência seja satisfatória, você precisa filtrar o programa que seja realmente adequado para o seu perfil profissional. Ou seja, escolha o trainee oferecido por uma empresa alinhada com a sua visão de mundo, que atenda às suas exigências e que tenha chance de dar condições para o seu crescimento.

Lembrando que este momento pode ser o primeiro degrau a subir na sua carreira! Portanto, trace objetivos; pesquise ofertas na sua área e no segmento que lhe interessa; e faça um breve estudo de confiabilidade das marcas – pode ser analisando feedback de clientes em sites e redes sociais.

Não precisa “atirar para todos os lados” ou se precipitar em aceitar a primeira coisa que aparecer, certo? Tendo autoconhecimento, tome sua decisão com calma e consciência, sem que ela lhe faça abrir mão de nada que seja positivo em sua vida, como tempo dedicado à família.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Às vezes, é possível encontrar até um programa melhor em uma empresa não tão conhecida – inclusive porque as mais conhecidas costumam ter vagas mais disputadas. E não esqueça de considerar a cultura da empresa e o seu processo seletivo também!

trainee
Imagem reproduzida de Estado de Minas

Como se destacar no processo seletivo para trainee?

As regras descritas a seguir servem também para seleção de estágios e empregos fixos. Anote aí!

  1. Capriche na sua apresentação social, revelando, por meio do seu estilo visual, um pouco da sua personalidade natural.
  2. Chegue pontualmente na hora da entrevista, mostrando que é responsável pelos compromissos firmados, além de prazos estabelecidos, desejando cumpri-los sempre.
  3. Crie uma “marca” própria que possa ser usada nessa apresentação; pode ser um design especial para seu portfólio, por exemplo – até que dê uma mostra da sua criatividade e espontaneidade.
  4. Compense sua falta de experiência apresentando certificados de cursos realizados, imagens de viagens de estudo, cartas de recomendação de docentes, e mais.
trainee
Imagem reproduzida de Você RH

Depois de selecionado, como se comportar?

Se você for selecionado para o programa de trainee da empresa que escolheu, se esmere para fazer valer a oportunidade recebida!

  • Continue sendo pontual.
  • Demonstre interesse em aprender.
  • Tente, ao máximo, trabalhar bem em equipe – mesmo que tenha que ter jogo de cintura para lidar com as pessoas ao redor.
  • Seja empático e nada arrogante, fazendo o possível para ajudar a manter um ambiente saudável para todos.
  • Preste atenção a tudo que lhe disserem, não tendo medo de perguntar, de falar com altos executivos, e apresentar ideias em momentos oportunos.
  • E não se esqueça de ir construindo um networking – isso nunca é demais.

Fontes: VAGAS, Cruzeiro do Sul Educacional.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo